Cerca de 15 pessoas ficaram feridas após rebelião na casa de custódia
O motim marcou a noite de domingo (20) com a rebelião na principal penitenciária do estado
A rebelião que aconteceu na noite de domingo (20), na Casa de Custódia segundo informações da Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS), o tumulto durou 3 horas e deixou cerca de 15 detentos feridos. O motim envolveu os pavilhões E, F e H.
Os custodiados atearam fogo em colchões, destruíram celas e câmeras de segurança. Ainda segundo a SEJUS, a revolta teria acontecido por uma reação contrária a medidas disciplinares.
Segundo o secretário de Justiça, Daniel de Oliveira, declarou em entrevista ao programa “Notícias da Manhã” da TV Cidade Verde, os presos feridos passam bem. "As vítimas ficaram feridas devido a bala de borracha. Alguns precisaram de socorro devido a problemas de respiração causados pelo gás lacrimogênio", explicou o secretário ao Notícias da Manhã.
Para Daniel Oliveira, as medidas disciplinares são importantes para uma melhor administração dos presos e manter a rotina de ordem. Temos avançado internamente dentro da Custódia, no que tange a adoção de procedimentos disciplinares. O preso que comete alguma transgressão, por exemplo, é flagrado com celular dentro da cela, anteriormente não acontecia nada. Contudo, agora ele sofre uma punição administrativa interna e pode ficar sem visita ou banho de sol durante alguns dias. Os direitos estão sendo restringidos para manter a rotina", justifica Daniel Oliveira, secretário de Justiça do Piauí.
*Com informações do Portal Cidade Verde