Saúde Por: Pedro H. Santiago Repórter 14 Nov 2017 12:29 Rede Piauí de Notícias

Pesquisa mostra que cerca de 7% dos teresinenses têm diabetes

87% da população masculina diz ter medo, preconceito ou receio de descobrir outras doenças


A população masculina teresinense, deve ter uma grande preocupação, além do câncer de próstata. Cerca de 7,2% dos homens da capital vem sofrendo com problemas com a diabetes. Os dados foram divulgados pelo o Ministério da Saúde.

A população masculina brasileira ainda sofre de preconceitos ao buscar uma ajuda médica. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, apontam que cerca de 87% dos homens entrevistados, não buscam os médicos por medo de descobrir doenças, por vergonha e/ou mesmo por preconceito.

homem aplicando insulina
Além dos cuidados com a próstata, a diabetes também merece atenção / Créditos: Reprodução Internet

Por estes motivos, os médicos mostram preocupação, pois quando estes pacientes chegam em seus consultórios, os níveis de doença já estão em estado avançado. O que mais preocupa é quando se trata de câncer ou doenças que podem deixar grandes sequelas.

ALERTA

Para o médico endocrinologista Ricardo Meirelles, representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o público masculino ainda precisa se conscientizar melhor sobre os cuidados e prevenção em relação ao diabetes. “O homem ainda é muito relapso, isso em relação a mulher, sobre os cuidados com o diabetes. Ele não pode descuidar da doença, que não há cura”, pontua o médico.

O endocrinologista afirma que em casa, ainda é a mulher quem cuida da saúde masculina, mas alerta que o cenário precisa mudar. “Geralmente, em diversos lares brasileiros, é a mulher quem cuida da saúde do homem. É ela quem marca as consultas, é ela quem o acompanha ao consultório, é ela quem fica instigando a ele se cuidar e isso preciso mudar. O homem precisa se conscientizar que ele mesmo quem tem que cuidar da sua vida. Não dá para atribuir essa tarefa somente às suas companheiras”, finaliza o Meirelles.




Deixe seu comentário: