Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 20 Jul 2021 12:37 Rede Piauí de Notícias

Com aumento de casos, município de Landri Sales (PI) proíbe aniversários e limita velórios

A gestora alerta que a doença tem acometido, principalmente, crianças, adolescentes e adultos jovens. Entre as principais causas da disseminação do vírus está a aglomeração em chácaras e banhos.


A cidade de Landri Sales, a 370 km de Teresina, tem vivenciado uma explosão de casos de Covid-19. Levantamento de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)- Piauí indicam que, nos últimos 15 dias, a incidência de casos foi de 1.813, ou seja, a quantidade de novos casos levando em consideração a população da cidade.

Com o aumento expressivo, amostras de pacientes infectados foram coletadas para análise. Além disso, nesta segunda-feira (12), o prefeito Delismon Soares Ferreira decretou medidas restritivas mais rígidas, incluindo a proibição de aniversários, o funcionamento de academias e a limitação no horário de velórios, casos não Covid-19, em no máximo 4 horas. 

"Fomos a Teresina, fizemos uma solicitação junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que já enviou uma equipe de vigilância sanitária e epidemiologia para ver de perto a situação da pandemia. Hoje foi publicado um decreto com medidas mais restritivas e solicitamos apoio das forças policiais. O que chama atenção é que essa explosão de casos é só em Landri Sales. As cidades nas imediações não registraram aumento", destaca Polyana Beserra Salmento, secretária municipal de Saúde. 

A gestora alerta que a doença tem acometido, principalmente, crianças, adolescentes e adultos jovens. Entre as principais causas da disseminação do vírus está a aglomeração em chácaras e banhos.

"As pessoas também têm ido a outras cidades, se aglomerado. No geral, a cidade em si está parada, mas é comum as pessoas irem se aglomerar em chácaras e em banhos", disse a secretária. 

No novo decreto, o uso de ambientes de lazer tais como lagoas, açudes, chácaras e fazendas está suspenso. 

"O que a gente pede é que a população cumpra o decreto. Sabemos que todos estamos cansados, mas é preciso conscientização, evitar aglomeração, evitar andar sem máscara e higienizar sempre as mãos", orienta Salmento. 

Até o momento, 13 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 em Landri Sales, sendo quatro nos meses de junho e julho. O percentual da população totalmente imunizada (duas doses ou dose única) é de 13,94%.  De acordo com dados do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Fonte: Cidade verde.




Deixe seu comentário: