Corpo de Bombeiros orienta foliões sobre banhos em rios e praias
É sempre bom tomar se orientar com a entidade que cuida do local ou pessoas que conheçam com experiência o local
O Corpo de Bombeiros faz um alerta sobre as pessoas que estão no litoral e no interior do Piauí e que pensam em banhar tanto nas praias quanto em rios ou lagoas.
De acordo com o tenente Francisco da Costa, os banhistas devem pedir informações,seja para o corpo de bombeiros ou para a entidade responsável pelo o local de banho, sobre as melhores áreas que se possa banhar.
Confira as dicas:
Nunca entrar no mar ou no rio alcoolizado
Quando bêbadas, as pessoas podem ficar com reflexos comprometidos, bem como movimentos mais lentos e não tão precisos. Dentro da água, os efeitos do álcool no corpo podem atrapalhar o nado.
Sempre nadar próximo de pessoas
Quanto mais pessoas próximas, melhor. Se acontecer alguma eventualidade, a pessoa próxima pode ajudar, aconselhando a manter a calma e também chamando socorristas.
Não nadar contra a corrente
Alguns locais podem ter corrente de retorno. O que acontece nessas correntes é a volta da água pro mar, o que pode dar a sensação de que a pessoa está sendo “puxada” para dentro.
Manter a calma
É muito comum que a pessoa em meio ao medo fique desesperada, com medo de morrer, mas é preciso manter a calma.Tentar retomar a respiração e o equilíbrio na água pode ser mais fácil se o banhista levar um objeto flutuador consigo.