Saúde Por: Ryan Andrade Repórter 15 Mai 2018 10:02 Rede Piauí de Notícias

CRO interdita 73 consultórios odontológicos no Piauí

Somente em Picos foram 7 os estabelecimentos interditados.


O Conselho Regional de Odontologia (CRO) interditou 73 consultórios no Piauí neste ano. O órgão informou que até abril foram realizadas mais de 200 fiscalizações, o que ocasionou a suspensão dos serviços em diversas clínicas, principalmente, por não atenderem às exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

consultorios
Imagem ilustrativa. (Foto: Internet)

O presidente do Conselho Regional de Odontologia, Leonardo Sá, comentou sobre os motivos pelos quais os estabelecimentos foram penalisados com as interdições: "A caixa de perfuro cortante tem que está a uma altura de 70 cm do chão e muitas vezes encontram-se no chão, porque representam um risco de contaminação viral e bacteriana tanto para profissionais quanto ao manejo quanto para os clientes. Além disso, agulhas e bisturis enferrujados são encontrados e também a esterilização autoclave, que muitas vezes não está em condições ideais de uso, por isso é imporante fazer esse controle. Todas essas questões são observadas e motivos que mais levam a interdições", explicou.

De acordo com Leonardo Sá, os consultórios passam por vistorias regulares, e no caso de apresentarem qualquer problema prejudicial à saúde dos clientes, são notificados tendo até 2 meses para regularizar a situação e se adequar às normas exigidas pelos órgãos de saúde. Após esse período, são realizadas novas inpeções e, caso as modificações não tenham sido feitas, o local sofre uma interdição definitiva. 

Dentre os municípios que tiveram consultórios fechados estão: Teresina (1), São João da Fronteira (2), Picos (7), Belém do Piauí, Padre Marcos, Alegrete, Vila Nova do Piauí e Campo Grande tiveram pelo menos 1 consultório fechado. 

Fonte: Portal Cidade Verde



 




Deixe seu comentário: