Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 08 Set 2017 16:20 Rede Piauí de Notícias

Cuidados que devemos ter no B-R-O-Bró

Por ser o período mais quente e seco do ano, isso pode provocar problemas à saúde


O mês de setembro chegou e trouxe muito calor, O chamado B-R-O-Bró, entre os meses de setembro e dezembro é o período onde se registra considerável aumento da temperatura. O fator que influencia nas altas temperaturas no Piauí, é a posição geográfica do estado. Por estar próximo da linha do equador favorece com que a região do Piauí receba mais raios solares que as outras regiões do país. Por ser o período mais quente e seco do ano, isso pode provocar problemas à saúde, Como a situação deverá se estender até o mês de dezembro, as pessoas devem tomar alguns cuidados de um modo geral.

O médico otorrinolaringologista e escritor Milton Borges informa que as doenças e alergias respiratórias são mais evidentes nesse período por causa do ressecamento das mucosas nasais (onde se processa inicialmente o sentido do olfato e possui como função principal revestir internamente as fossas nasais). “Nesse período, a poeira, a fumaça e a poluição ficam mais aderentes ao nariz. Principalmente porque há um aumento no número de queimadas no B-R-O BRÓ”, disse.

As crianças e idosos estão entre os mais suscetíveis a sofrer com essas doenças, por causa da desidratação. Segundo o médico otorrinolaringologista, a hidratação é fundamental para a respiração.

Quem mora em Teresina sabe que é a época em que devemos redobrar o cuidado
Quem mora em Teresina sabe que é a época em que devemos redobrar o cuidado Foto: Reprodução da internet.

DICAS

Algumas dicas de especialistas para diminuir a baixa úmida e evitar problemas de saúde nessa época do ano:

- Com as altas temperaturas é necessária a ingestão de líquidos, tomar de 2 a 3 litros de água por dia.

-Evitar fazer atividades físicas em horários que a temperatura é normalmente elevada.

-Tentar modificar, de certa forma, o ambiente com a utilização de umidificadores de ar. Pessoas que não tem como utilizar esses aparelhos podem usar outros meios, como; toalhas molhadas espalhadas e baldes com água.

*Com informações da redação da Rede Piauí de Notícias




Deixe seu comentário: