Dados indicam que número de fumantes no Piauí reduziu 70% em 9 anos
Para os que desejam parar de fumar, a Sesapi orienta que procure o posto de saúde mais próximo de sua casa, onde será atendido por uma equipe multidisciplinar e contará ainda com medicamento gratuito.
Em nove anos, o número de fumantes adultos no Piauí reduziu em 70%. É o que indicam dados divulgados nesta sexta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), que lança também a campanha “Tabaco e Saúde Pulmonar”.
O objetivo da campanha é alertar a população sobre o risco do fumo como fator de risco para várias outras doenças. “O fumo é um desencadeador de várias doenças, mas principalmente de câncer de pulmão, traqueia e brônquios. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas é responsável por 90% de doenças pulmonares. E alertar sobre esses riscos à saúde é uma das estratégias da nossa campanha”, explicou a coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Valdite Costa.
Em 2009, a Secretaria de Estado da Saúde implementou um programa de controle do tabagismo em 190 municípios piauienses, oferecendo tratamento em 912 postos de saúde, o que colaborou para a queda do número de fumantes no Piauí.
“Quando começamos os trabalhos em 2009, o Piauí tinha 18,9% de sua população adulta fumante, e no ano passado esses números reduziram para 5,5%”, contou a coordenadora.
Além de alertar sobre os riscos para a saúde, a iniciativa quer chamar a atenção para os serviços disponibilizados, que ajudam no tratamento de quem quer parar de fumar. “Estamos fazendo capacitações nas onze regionais de saúde. Nossa meta para 2020 é que os 224 municípios piauienses possam oferecer esse serviço, para que esses números caiam ainda mais”, afirmou Valdite Costa.
Para os que desejam parar de fumar, a Secretaria de Estado da Saúde orienta que procure o posto de saúde mais próximo de sua casa, onde será atendido por uma equipe multidisciplinar e contará ainda com medicamentos gratuitos à sua disposição. Outras informações podem ser consultadas na Coordenação de Controle ao Tabagismo da Sesapi, ou por meio do Disque Saúde 136.