Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Ago 2019 09:23 Rede Piauí de Notícias

Dados indicam que número de fumantes no Piauí reduziu 70% em 9 anos

Para os que desejam parar de fumar, a Sesapi orienta que procure o posto de saúde mais próximo de sua casa, onde será atendido por uma equipe multidisciplinar e contará ainda com medicamento gratuito.


Em nove anos, o número de fumantes adultos no Piauí reduziu em 70%. É o que indicam dados divulgados nesta sexta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), que lança também a campanha “Tabaco e Saúde Pulmonar”.

O objetivo da campanha é alertar a população sobre o risco do fumo como fator de risco para várias outras doenças. “O fumo é um desencadeador de várias doenças, mas principalmente de câncer de pulmão, traqueia e brônquios. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas é responsável por 90% de doenças pulmonares. E alertar sobre esses riscos à saúde é uma das estratégias da nossa campanha”, explicou a coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Valdite Costa.

Em 2009, a Secretaria de Estado da Saúde implementou um programa de controle do tabagismo em 190 municípios piauienses, oferecendo tratamento em 912 postos de saúde, o que colaborou para a queda do número de fumantes no Piauí.

 “Quando começamos os trabalhos em 2009, o Piauí tinha 18,9% de sua população adulta fumante, e no ano passado esses números reduziram para 5,5%”, contou a coordenadora.

Além de alertar sobre os riscos para a saúde, a iniciativa quer chamar a atenção para os serviços disponibilizados, que ajudam no tratamento de quem quer parar de fumar. “Estamos fazendo capacitações nas onze regionais de saúde. Nossa meta para 2020 é que os 224 municípios piauienses possam oferecer esse serviço, para que esses números caiam ainda mais”, afirmou Valdite Costa.

Para os que desejam parar de fumar, a Secretaria de Estado da Saúde orienta que procure o posto de saúde mais próximo de sua casa, onde será atendido por uma equipe multidisciplinar e contará ainda com medicamentos gratuitos à sua disposição. Outras informações podem ser consultadas na Coordenação de Controle ao Tabagismo da Sesapi, ou por meio do Disque Saúde 136.

fumanteDados indicam que número de fumantes no Piauí reduziu 70% em 9 anos. (Reprodução/Google Imagens)



Deixe seu comentário: