Decreto proíbe comícios, carreatas, passeatas e eventos políticos em Picos
De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, Picos já registra 3630 casos confirmados da Covid-19.
Um decreto assinado pelo prefeito de Picos, padre Walmir Lima (PT), suspendeu as atividades de campanha no município por um período de 15 dias. A publicação, assinada nesta sexta-feira (23), suspende reuniões, comícios, carreatas, passeatas e demais eventos políticos ou atos de propaganda eleitoral que gerem aglomeração de pessoas entre os dias 25 de Outubro e oito de novembro.
Ainda de acordo com o decreto, a Vigilância Sanitária Municipal vai realizar a fiscalização e a autuação de quem descumprir as medidas previstas.
O decreto também estabelece multa, que pode variar entre R$ 10 mil e R$ 50 mil, para candidatos e partidos políticos que desobedecerem ao decreto, que também podem responder criminalmente ou à sanções administrativas.
A realização de reuniões eleitorais presenciais deverá obedecer aos protocolos dispostos no Pacto pela Retomada Organizacional do Piauí Covid-19, que recomendam que candidatos evitem grandes aglomerações e estabeleçam regras de higienização.
"Em toda e qualquer reunião de pessoas, é indispensável e obrigatório uso de máscara e de álcool em gel, segundo orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS, do Ministério da Saúde, da Secretária de Saúde do Estado do Piauí e da Secretaria Municipal de Saúde", diz o decreto.
Acesse aqui para conferir o decreto na íntegra.
Um relatório recente emitido pela Vigilância Sanitária Municipal aponta que o município de Picos registrou nos últimos dias um aumento considerável no número de casos de pessoas infectadas pelo Coronavírus.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, Picos já registra 3630 casos confirmados da Covid-19 e 78 mortes pela doença.
A taxa de ocupação de leitos de UTI no Hospital Regional Justino Luz chegou ao patamar de 75%.
Com informações de Cidade Verde