Esportes Por: Pedro H. Santiago Repórter 09 Nov 2017 10:48 Rede Piauí de Notícias

Definida fórmula do Campeonato Piauiense 2018

Nesta edição, o campeão e vice-campeão ganham vagas na Copa do Brasil 2019 e Série D do Brasileiro 2019


Estiveram reunidos nesta quarta-feira (8) na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), representantes dos seis clubes que disputarão o Campeonato Piauiense em 2018. Após algumas horas de discussão sobre a fórmula do campeonato, clubes e FFP definiram os últimos detalhes. Em relação a 2017, o certame sofreu mudanças consideráveis.

Uma das modificações dentro do campeonato, é a obrigatoriedade da inscrição, mínima, de dez atletas com idades de até 21 anos e que tenham registro profissional na federação local. Outra modificação do campeonato, é a disputa em um turno único com jogos de ida e volta. Ao final da disputa de pontos corridos, os quatro clubes com melhor pontuação, passam para as semifinais em jogos de ida e volta, para então, disputar os jogos finais. Sem prorogração nas fases de mata-mata.

Para o presidente da FFP, Cesarino Oliveira, a nova fórmula vai dar mais espaço aos atletas jovens e pode descobrir novos talentos. “Eu vejo o relato dos clubes fazendo uma apologia aquilo que foi a competição sub21, que ajudou a revelar jogadores e nós precisamos disso. Para não prejudicar os clubes que disputam competições nacionais, aumentamos a quantidade de inscrições de 25 para 35”, afirmou o dirigente.

Cesarino Oliveira
 Cesarino Oliveira, acredita que inclusão de jogadores locais sub-21 vai revelar bons valores/ Créditos: Arthur Ribeiro-GE.com

Por fim, a modificação mais significativa para o campeonato 2018, é que campeão e vice-campeão ganham vaga na Copa do Brasil 2019 e Série D do Brasileiro 2019. A vaga na Copa do Nordeste 2019 será do campeão. Nesta edição, com apenas 6 times, não haverá rebaixamento.

Arbitral
Em 2018, Copa Piauí não será reeditada / Créditos: Divulgação FFP

A tabela do Campeonato Piauiense 2018 foi divulgada, com o Piauí enfrentando o Altos, que vai brigar pelo bicampeonato, abrindo o campeonato no dia 20 de janeiro; enquanto o Parnahyba duela com o Flamengo, em Parnahyba, dia 21, às 16 horas, e em Teresina, no mesmo dia, o River enfrenta o 4 de Julho.




Deixe seu comentário: