Donos de eventos deverão se responsabilizar pela limpeza das vias públicas
Segundo a SDU, quem desobedecer a regra poderá ser penalizado com multas
Devido a muita sujeira deixado em uma das mais importantes avenidas de Teresina depois de um bloquinho de Carnaval que levantou o debate sobre quem tem o dever de realizar a remoção do lixo. Renato Lopes, gerente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), explica que a responsabilidade pela limpeza das vias públicas depois de eventos privados é da organização do evento. Quem desobedece a regra poderá ser penalizado com multa.
Segundo outro ponto, o gerente da SDU Leste também considera que a responsabilização sobre a limpeza da sujeira fica inviável por causa da quantidade de lixo produzida pelo comércio informal.
Pré- Carnaval realizado no último final de semana. Foto: G1
"A prefeitura está estudando uma forma de responsabilizar quem faz esses eventos ou então um cadastro destes ambulantes para que todos façam a remoção do lixo de forma adequada", destaca Renato Lopes.
Com relação ao lixo acumulado na festa de pré-carnaval, no último fim de semana, o assessor do evento afirmou que a organização obedeceu a todos os requisitos da prefeitura.
"Para a gente fazer um evento, temos que obedecer a uma série de requisitos. Um deles é a limpeza. Então, contratamos uma empresa para fazer todo esse trabalho que foi feito. Às 6h30, eles estavam limpando tudo", falou Daniel Paixão, assessor do evento.