Economia Por: Redação Rede Piauí Repórter 10 Abr 2018 11:29 Rede Piauí de Notícias

Mercado imobiliário comemora aumento de vendas e aluguéis em Teresina

Com a crise econômica, mercado imobiliário sofreu retrações


A crise financeira que se fez sentir em todo o país desde 2014 teve reflexos em diversos setores da economia. A alta inflação e o aumento dos juros e do desemprego contribuíram diretamente para diminuir o poder de compra dos brasileiros. Um dos ramos mais atingidos pelos efeitos desastrosos da crise foi o mercado imobiliário que, entre 2015 e 2016, teve o seu pior momento fazendo com que as quedas na venda e no aluguel de imóveis fossem sentidas em todo o Brasil.

aluguel 2
                                                Anúncios de residências para aluguel em Teresina. (Foto: Internet)

Para a gerente de imobiliária Cristina Verçosa, o pior momento para o mercado já passou e, hoje, já é sentida uma melhora tanto na venda quanto no aluguel de imóveis em Teresina. "Atualmente nem trabalhamos mais com a palavra crise. Desde novembro de 2017, notamos que a retração diminuiu bastante. No entanto, no período mais crítico, houve uma depreciação no valor dos aluguéis, porque muita gente foi vítima da crise. Quem morava de aluguel, por exemplo, precisou abandonar os imóveis para voltar a morar com os pais ou com amigos a fim de diminuir os custos", explicou a gerente.

Cristina também informou que, para as corretoras, a venda é mais lucrativa que o aluguel porque tanto o locador quanto o locatário estão sujeitos às variações do mercado e da economia. "O retorno das vendas é maior justamente porque, ao locar, é preciso acompanhar a desenvoltura dos clientes no mercado de trabalho. Como a situação econômica e financeira do país ainda é muito instável, o cliente pode ficar desempregado e ter que entregar esse imóvel", afirmou.

O corretor e economista Nogueira Neto deu algumas orientações para quem deseja alugar ou comprar um imóvel. Segundo ele, é preciso ter muita cautela na hora de optar pela compra ou pelo aluguel de um imóvel, pois depende de quanto a pessoa está disposta a investir na aquisição. "É fundamental que antes de fazer uma escolha, ela fique atenta, por exemplo, à informações do local em que está aquele imóvel. Se é próximo a estabelecimentos comerciais como academias, padarias, farmácias, hospitais. Se ela precisa fazer uso do transporte coletivo, saber se possuem linhas de ônibus para aquela região. Outro ponto importante também é tomar conhecimento da estrutura física da casa ou do condomínio para saber se realmente o que ela vai pagar vai trazer um retorno que atenda as suas necessidades", esclareceu.

*Reportagem de Ryan Andrade, sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: