Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 05 Jul 2019 11:30 Rede Piauí de Notícias

Encontro de Bois de Teresina acontece nos dias 13 e 14 no Lagoas do Norte

O Encontro de Bois de Teresina é um evento sem caráter competitivo e tem como objetivo a valorização do folclore, o amadurecimento e fortalecimento da cultura regional.


A região do bairro Poty Velho, na zona Norte, guarda muito da história local como berço da cidade, e também traços da cultura no artesanato. E mais do que apenas a arte material, ainda abriga uma tradição que vive e se renova com a realização do 15º Encontro de Bois de Teresina.

Encontro de bois

 Encontro de Bois de Teresina acontece nos dias 13 e 14 no Lagoas do Norte.

Promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal Monsenhor Chaves, o Encontro de Bois de Teresina é um evento sem caráter competitivo e tem como objetivo a valorização do folclore, o amadurecimento e fortalecimento da cultura regional. As apresentações, repletas de dança, cores e batucadas, resgatam a tradição de décadas dos grupos, muitos deles passados de pai para filho.

O evento contará com dois dias de apresentações, sendo seis grupos de boi-bumbá por noite. De acordo com a programação, no primeiro dia, a abertura será com a Quadrilha Junina Chapadão do Corisco, seguida das apresentações dos grupos de bumba meu boi. O encerramento será com a banda de forró pé de serra Sandália de Couro. Na segunda noite, a abertura é com a Quadrilha Luar do São João e a festa será finalizada com o forró Chiado da Chinela.

Para o coordenador de cultura popular da FMC, Welington Sampaio, o evento é de grande importância para o nosso folclore por manter acesa a tradição dos grupos com as apresentações. “É gratificante vermos que estamos ajudando a repassar essa nossa herança cultural, que são os grupos de boi. Nos eventos, temos a presença de famílias, muitas crianças, o que mostra que essa tradição está sendo repassada”, finaliza.




Deixe seu comentário: