Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Ago 2019 12:38 Rede Piauí de Notícias

Encontro Nacional de Folguedos inicia nesta quarta-feira (21)

Dentre as atrações desta noite na Vila Olímpica do Albertão, estão Paula Fernandes e Calcinha Preta. Confira a programação completa:


O 43º Encontro Nacional de Folguedos inicia nesta quarta-feira (21) e segue até o domingo (25), na Vila Olímpica do Albertão. Dentre as atrações confirmadas no palco principal, estão a cantora Paula Fernandes, Solange Almeida, Banda Calcinha Preta, além dos artistas piauienses Soraya Castelo Branco, João Cláudio Moreno e Flávio Moura, Gonzaga Lu, dentre outros. A programação inicia às 19h, e será aberta pelo trio piauiense Melhor de Três.

“O Encontro Nacional de Folguedos é tudo aquilo que circula em torno da Vila Olímpica do Abertão, não só a cultura, como também toda a economia criativa. Além disso, é um momento de comunhão em que fazemos com que a cultura do Piauí se encontre com a de outros locais, mostrando a riqueza cultural extraordinária que nosso estado possui”, ressalta o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Com o tema “Entre fitas e encantos”, o 43º Encontro de Folguedos simboliza o poder das fitas e das cores, que estão presentes em diversas manifestações como as fitinhas do Senhor do Bonfim, a dança das fitas, e o bumba meu boi, tão característico na cultura piauiense.

Este ano, o evento homenageia pessoas que foram fundamentais na inserção e criação dos Folguedos, e que por muitos anos fizeram o encontro ser um dos maiores eventos culturais do Brasil.

O palco das tradições homenageia a ex-diretora da Secult Ana Alaíde, que faleceu este ano, e participou ativamente da criação e organização do evento, durante várias edições. A programação deste palco inicia também às 19h, com apresentação de repentistas, grupos de cultura afro, bumba meu boi e quadrilhas.

O palco principal faz homenagem ao decorador Ulisses Lustosa, e a praça de alimentação ganhou o nome de Gerson Mourão, também ex-funcionário da Secretaria da Cultura.

O Encontro Nacional de Folguedos é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e é realizado desde 1974. Sua história e consolidação estiveram associadas ao fortalecimento das manifestações folclóricas piauienses.

Programação - Palco Ulisses Lustosa

Quarta-feira (21.08)

19h – Melhor de Três

20h30 – Moleka Sem Vergonha

22h – Paula Fernandes

00h – Calcinha Preta

Quinta-feira (22.08)

19h – Gonzaga Lu

20h30 – Marco Julião

22h – Gleydson Gaviões

00h – Toca do Vale

Sexta-feira (23.08)

19h – Kangas do Forró

20h30 – Ney Alves

22h – Conde do Forró

00h – Tony Guerra e Forró Sacode

Sábado (24.08)

19h – Luketa

20h30 – Júnior Masca

22h – Fabrícia e Banda

00h – Solange Almeida

Domingo (25.08)

19h – Muleke Doido

20h30 – Bill Bala

22h – Forró dos Plays

00h- Taty Girl

folguedosEncontro Nacional de Folguedos inicia nesta quarta-feira (21). Foto: Secult



Deixe seu comentário: