Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 10 Out 2017 18:20 Rede Piauí de Notícias

Enem terá detectores de metal nos banheiros a partir deste ano

Os novos aparelhos serão distribuídos em locais estratégicos, selecionados pela PF.


O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, deste ano de 2017, terá disponível 67 mil detectores de metal, um para cada 100 participantes. No ano de 2016, a relação era de um detector para 110 participantes. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número garante uma vistoria dos participantes na entrada e na saída de todos os banheiros das 13.632 coordenações de local de aplicação.

Esta medida garantira que os candidatos não utilizem equipamentos eletrônicos nos banheiros.
Esta medida garantira que os candidatos não utilizem equipamentos eletrônicos nos banheiros (Foto: Imagens do Google)
 

Esta medida garantira que os candidatos não utilizem equipamentos eletrônicos nos banheiros. Até o ano 2015, os detectores eram usados nos banheiros de forma aleatória, porém desde o ano passado passaram a ser usados em todos os banheiros. Os equipamentos também serão usados em outros locais considerados necessários.

As provas do Enem aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro.

Dentre estas serão usadas outras estratégias de segurança que serão adotadas pelo Inep no Enem deste ano são o uso de detectores de ponto eletrônico em todas as unidades da federação.

Os novos aparelhos serão distribuídos em locais estratégicos, selecionados pela PF a partir de um trabalho de inteligência que vem sendo preparado desde a aplicação do Enem 2016, a partir de informações do Inep e do Ministério da Educação (MEC).

Outra novidade é que também será usada a prova personalizada, com os Cadernos de Questões identificados com nome e número de inscrição do participante. O recurso inibe significativamente as tentativas de fraudes,para o INEP, pois os o participante não tem a opção de “mentir” sobre a cor da sua prova, uma vez que seu Cartão Resposta está vinculado ao Caderno de Questão personalizado.

Serão tomadas também outras medidas consolidadas em outras edições serão mantidas, como a coleta do dado biométrico, lançada em 2016.




Deixe seu comentário: