Enem terá prova personalizada para evitar fraudes
Os lanches levados pelos alunos também serão fiscalizados
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou sobre algumas medidas que serão adotadas para evitar fraudes e garantir a segurança no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Entre as medidas, estarão: detectores de metal, pontos eletrônicos, fiscalização de lanches e provas personalizadas.
Uma novidade neste ano é que os detectores de aparelhos eletrônicos de ouvido serão usados de forma experimental em alguns locais onde as provas serão aplicadas. O sistema funciona encontrando aparelhos de transmissão pelo sinal de rede móvel de banda larga, por radiofrequência de wi-fi e bluetooth.
Neste ano será usado pela primeira vez a prova personalizada, onde as provas e cadernos de questões portarão os nomes e números de inscrição dos candidatos. Outras medidas serão mantidas, como a coleta da impressão digital dos participantes.
Foi divulgado pelo Instituto que serão utilizados neste ano 67 mil detectores de metal durante o Enem, um para cada 100 participantes. O aumento no número de detectores vai garantir que a vistoria dos candidatos na entrada e na saída de todos os banheiros das 13.632 coordenações de local de aplicação seja feita de forma correta.
Orientações
Não é permitido o uso de celular e nenhum outro aparelho eletrônico durante a realização das provas. Os equipamentos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.
Não poderá ser usado lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.
Os lanches dos candidatos também passarão por vistoria. Os alimentos que possuem embalagens, devem ser vistoriados antes da do aluno entrar na sala.
O Exame
A prova do Enem será realizada nos dias 5 e 12 de novembro, para aproximadamente 6,7 milhões de candidatos. No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza.