Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 02 Mai 2022 21:44 Rede Piauí de Notícias

Estado fará transferência de peixe-boi resgatado em Cajueiro da Praia

A governadora Regina Sousa autorizou o transporte aéreo do animal com urgência, uma fêmea batizada de “Wind”.


O Governo do Piauí foi acionado pela Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, na manhã desta quinta-feira (28), para viabilizar a transferência de um filhote de peixe-boi resgatado e que deverá ser enviado para a base do Centro de Mamíferos Aquáticos na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.

Wind estava encalhada na região da APA, na praia do Macapá, e foi resgatada na quarta-feira pela equipe da Comissão Ilha Ativa, instituição parceira que atua na região. Desde a data, o animal encontra-se na base do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizado no Cajueiro da Praia.

Segundo informações do chefe da APA, Adriano Ricardo, o animal chegou com machucados na região dorsal devido a possível contato com embarcação. Durante todo o dia o filhote foi acompanhado pelas equipes, que providenciaram sua hidratação, mas se depararam com dificuldades para mantê-lo no local. “Tendo em vista que a peixe boi esta órfã, apenas um tratamento especializado, oferecido pelo Centro de Mamíferos Aquáticos, será capaz de viabilizar as condições para que o animal possa retornar a seu habitat natural”, declara através do documento enviado ao Governo do Estado.




Deixe seu comentário: