Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 09 Abr 2018 14:31 Rede Piauí de Notícias

Estudos comprovam que folhas verdes reduzem o risco de perda de memória

As folhas verdes são ricas em fibras com alta capacidade de serem utilizadas pelas bactérias do bem


Estudo feito na Universidade de Chicago associou o consumo das folhas verdes com a saúde no cérebro. A pesquisa foi feita com mais de 900 pessoas com idade entre 55 e 99 anos, no período de 10 anos.

folhas verdesFolhas Verdes

As 900 pessoas foram divididas em dois grupos, um deles comia folhas verdes com frequência e o outro grupo não. Quem não consumia folhas verdes teve um resultado pior no teste de memória, um declínio cognitivo mais acentuado.

O neurologista Ricardo Nitrini e a nutricionista Isabela Pimentel comentaram sobre o estudo e falaram sobre os benefícios das folhas verdes no Bem Estar desta segunda-feira (9).

O estudo concluiu que consumir folhas verdes duas vezes por dia diminui em até 10% a perda de memória. O segredo dessas folhas é a presença de vários nutrientes amigos da nossa memória, como a filoquinona, a luteína e o alfa-tocoferol.

Além desses nutrientes citados pelos pesquisadores, as folhas verdes são ricas em fibras com alta capacidade de serem utilizadas pelas bactérias do bem, ou seja, são fundamentais para a manutenção da microbiota intestinal.

O espinafre, couve, escarola, chicória, brócolis, alface (lisa, crespa), rúcula, agrião e alface americana estão entre essas folhas. O ideal é consumir apenas duas porções todos os dias. O excesso de espinafre pode trazer problemas, por causa do oxalato.

*Reportagem de Helorrany Rodrigues, supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: