Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 24 Out 2018 18:23 Rede Piauí de Notícias

Eventos de iniciação científica da Uespi têm início nesta quarta (24)

Simpósio e Seminário têm o objetivo de divulgar os resultados obtidos em pesquisas científicas de alunos da instituição.


A programação do XVIII Simpósio de Iniciação Científica e do XVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Piauí teve início nesta quarta-feira (24). Os eventos têm o objetivo de divulgar os resultados obtidos em pesquisas científicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), de alunos e professores dos 12 campi da IES.

IC UESPI (Foto: Ascom)

Durante todos os dias de evento, os participantes (bolsistas e orientadores) apresentam de forma expositiva os resultados de seus trabalhos, a fim de elucidar a ciência produzida pela Uespi.

A Cerimônia de Abertura do evento contou com participação a presenta da Administração Superior da Uespi, além de representantes de outras instituições como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí e a diretoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

“É um momento importante para nós firmarmos na academia os projetos de iniciação dos estudantes. Além de dar continuidade científica para alguns professores que estão algum tempo em uma linha de pesquisa de determinada área. Este evento é também uma oportunidade de nós mostrarmos para a sociedade de modo geral o terceiro tripé dos objetivos da universidade, que são Ensino, Pesquisa e Extensão”, pontua o reitor Nouga Cardoso.

De acordo com Bárbara Melo, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Uespi, este é um evento que vem crescendo a cada ano e que acolhe e dá visibilidade à pesquisa desenvolvida na nossa universidade. “Este ano contamos com 860 alunos participantes que vão apresentar seus trabalhos nesses três dia de evento. Além das apresentações do trabalho, nossa programação contempla palestras e oficinas sobre submissão de pesquisas envolvendo várias áreas do conhecimento”, ressalta.

O evento acontece dos dias 24 até 26 de outubro. Nesses três dias, ocorrerão apresentações de trabalhos direcionados a cada área do conhecimento. No primeiro dia foram discutidos questões das Ciências Agrárias, Exatas e da Terra, além da Engenharia e Ciências Biológica.

Para Luiz Fernando Carvalho Leite, chefe geral da Embrapa, o evento é uma oportunidade de incentivo à área de pesquisa, principalmente em uma instituição pública. ” É necessário esse apoio e recursos aos estudantes para que eles persistam nas suas pesquisas”, salienta.

O professor Gustavo Gusmão deu início às palestras com o tema “A Magia da Ciência”.”Na minha visão a ciência é mágica. Um evento como esse é importante para valorizarmos mais a ciência, esse estudo que nos possibilita tantas coisas e tantos adventos”, destaca o professor.

Para Rayla Kelly, aluna do curso de Química, é uma forma de reconhecimento aos pesquisadores. “Aqui temos a oportunidade de mostrar todo nosso empenho nas nossas pesquisas e ganhar visibilidade”, acentua. Dyelson dos Santos, também aluno do curso de química, acrescenta ainda que além de mostrarem o que fizeram, também poderão ter a oportunidade de conhecer outras pesquisa, somatizando seu leque de conhecimento.

O evento tem continuidade nos dias 25 e 26 de outubro e abordará outras áreas de conhecimento.

Confira a programação.




Deixe seu comentário: