Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 04 Mai 2022 22:32 Rede Piauí de Notícias

Festival Ópera da Serra da Capivara voltará a ser realizado em 2022

Está será a quarta edição do evento.


Após dois anos sem acontecer devido à pandemia, o festival Ópera da Serra da Capivara voltará em 2022. Na manhã desta quarta-feira (04), no Palácio de Karnak, a governadora Regina Sousa discutiu o retorno do evento com os organizadores do festival, que será realizado de 26 a 30 de julho no Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, semiárido do Piaui.

A idealizadora da Ópera da Serra da Capivara, Sádia Castro; a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro; e o secretário Estadual de Cultura, Carlos Anchieta, estiveram com a governadora e explicaram como será o evento, que reúne várias expressões artísticas, como música, dança, teatro, poesia, acrobacia e projeções de imagens no anfiteatro da Pedra Furada, dentro do parque. “Vamos fazer a reunião da França com o sertão por meio de uma linguagem artística unindo esses dois mundos tão distintos”, contou Sádia Castro.

Já a prefeita Carmelita Castro disse que a Ópera é a cara do Piauí e o Governo do Estado sempre foi um grande parceiro.

Este ano, o Festival homenageará a arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, conhecida mundialmente pela defesa de sua hipótese sobre o processo de início do povoamento das Américas e por sua luta pela preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara. Nos dias 26 e 27, os eventos acontecerão de forma gratuita, em espaço aberto na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato. Já de 28 a 30, o evento será realizado dentro do parque. “A Ópera une alta tecnologia com arqueologia, é a união do futuro e do passado. O que temos de mais diferente são as projeções inseridas na pedra furada, que vira uma grande tela de cinema”, destacou a idealizadora do evento.

Está será a quarta edição do evento, apoiado pelo Governo do Estado desde a primeira. Cada edição tem um ato. A primeira, em 2017, foi o Ato Ancestral (contando o início de tudo). A segunda, em 2018, o Ato Krahô (sobre os índios que habitaram a região ) e a terceira, Ato Carcará (sobre as riquezas da Caatinga, região da Serra da Capivara e sobre a luta do povo sertanejo). Agora, em 2022, será o Ato Niède.

A governadora Regina Sousa garantiu que todos os eventos culturais que estavam no calendário do Estado antes da pandemia serão retomados, como o Ópera da Serra da Capivara. “Estamos retomando com cautela e outros eventos também vão voltar, como o Encontro de Folguedos e o Festival de Rabecas de Bom Jesus”, enfatizou, lembrando que os eventos além de promoverem a cultura, movimentam a economia do Estado.

O secretário de Cultura Carlos Anchieta frisou que todos os eventos estão sendo retomados com muita alegria e destacou que a Ópera terá, além de atrações nacionais, o corpo de baile da escola de balé do Piaui. Sobre os Folguedos, ele afirmou que eles devem ocorrer em agosto, no estacionamento do estádio Albertão.




Deixe seu comentário: