Saúde Por: Thiago Andrade Repórter 21 Abr 2018 15:04 Rede Piauí de Notícias

FMS realiza cirurgias a laser contra catarata em Teresina

Este também é o primeiro mutirão feito com a mais moderna técnica cirúrgica existente


Neste sábado (21/04), deu-se início ao primeiro Mutirão da Catarata, realizado Teresina, pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Até agora foram feitas 102 consultas em uma clínica credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS), no bairro Dirceu Arcoverde II. Todos os pacientes consultados farão os exames em maio e as cirurgias em junho.

O mutirão foi desenvolvido para resolver uma demanda reprimida que existia na área da oftalmologia e especialmente com relação à catarata, esclarece Geraldo Magela, da Central de Regulação e Controle do SUS. A demanda Verificada até março de 2018 era de 300 pessoas precisando do atendimento e duas novas clínicas vão ofertar o serviço.

Mutirão da Catarata realizado Teresina
Mutirão da Catarata realizado Teresina. (Foto:Reprodução: Internet)

Este também é o primeiro mutirão feito com a mais moderna técnica cirúrgica existente, que é a laser. A informação é do oftalmologista Thiago Castro, proprietário de uma das clínicas onde está sendo realizado o mutirão. A partir de um dos exames, o médico já pode constatar, se o paciente vai recuperar a visão, afirmou o especialista.

Maria de Fátima Nogueira Vieira, de 62 anos de idade, que esperava há quatro meses a cirurgia de catarata, foi uma das beneficiadas com o mutirão de hoje. “Estou feliz porque vou fazer a cirurgia e vou voltar a ver de novo e o atendimento aqui foi muito bom”, falou. Maria Neusa da Silva Oliveira, de 75 anos, também foi atendida no mutirão, elogiando o bom atendimento.

“A saúde é o maior bem de uma pessoa e o gestor público deve trabalhar para oferecer serviços de qualidade para a população. Este mutirão não devolve apenas a visão, ele devolve a vida e a dignidade das pessoas que vão voltar a enxergar e ter uma vida normal”, afirmou Silvio Mendes, presidente da FMS.

O mutirão de consultas e exames continua nos dias 28 de abril, 05 e 12 de maio.




Deixe seu comentário: