Brasil Por: Redação Rede Piauí Repórter 04 Mar 2022 16:55 Rede Piauí de Notícias

Fórum analisa liberar uso de máscara por regiões do país

Os dados epidemiológicos pós Carnaval serão analisados pelo Fórum Nacional dos Governadores, pelo Comitê Científico do Nordeste e pelas Secretarias estaduais e municipais de Saúde.


O governador Wellington Dias (PT) afirmou na manhã desta segunda-feira (21) que a liberação do uso de máscaras em determinadas regiões do País, depende da evolução dos dados. Segundo ele, o impacto das festas clandestinas de Carnaval será decisivo para que o uso da máscara deixe de ser obrigatório em algumas regiões do Brasil. 

Os dados epidemiológicos pós Carnaval serão analisados pelo Fórum Nacional dos Governadores, pelo Comitê Científico do Nordeste e pelas Secretarias estaduais e municipais de Saúde. Caso os dados sejam positivos há possibilidade de flexibilizar o uso de máscaras. Se houve aumento de casos, as restrições serão mantidas.  

“É possível já, desse acompanhamento pós carnaval, a gente verificando que estamos mantendo uma elevada vacinação, estamos mantendo um nível de transmissibilidade baixa, um nível de adoecimento baixo e um nível de mortalidade baixo, é possível já, em várias regiões de saúde, se liberar da obrigatoriedade do uso da máscara. Algo que há muito tempo todo mundo sonha”, destacou o governador. 

Wellington Dias ressaltou ainda que a não obrigatoriedade da máscara não significa que a pessoa não deva usar máscara, mas que o não uso deixa de ter um motivo de punição para o infrator.  

“Me alegra que é real a meta que estabelecemos de no Brasil alcançarmos a meta em 15 de março mais de 80% de vacinação com segunda dose. Porque é isso que controla o coronavírus. Estamos em contato com a Anvisa para termos a aprovação de medicação contra o coronavírus”, acrescentou o governador. 

Wellington Dias ressaltou que não é uma decisão que cabe somente ao Piauí, mas que envolve um conjunto de critérios que precisam ser cumpridas. 

“Vamos ter agora a parte do regramento sendo trabalhada pelo COE. Não é uma decisão só do Piauí, estamos tratando do Nordeste, do Fórum Nacional dos Governadores”, afirmou Wellington Dias.

Anvisa remédio contra Covid-19 

O governador pontuou que o Fórum dos Governadores está cobrando da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um direcionamento para que a agência aprove a medicação contra o coronavírus. 

“A medicação ainda é cara. Há a necessidade de um acordo para a quebra de patentes com os laboratórios para que a gente possa ter, como no caso dos outros vírus, um remédio. E, com isso, termos uma condição de conviver com o coronavírus com mais segurança”, completou o governador.  

Carnaval 

O Governo do Piauí deve divulgar nos próximos dias um novo decreto com medidas para o período de Carnaval no estado. 

À reportagem, o governador Wellington Dias adiantou que o Estado vai manter as regras de restrição em relação a eventos carnavalescos. 

“Sei que isso incomoda, mas é uma forma da gente dar o passo seguinte. Todo mundo sonha com esse momento em que tenhamos uma trégua, que tenhamos o caminho de volta para o que se denomina de nova normalidade. Chegamos muito próximos desse momento. Não vamos estragar por conta de um evento que teremos nos próximos anos”, concluiu o governador Wellington Dias. 




Deixe seu comentário: