Fundação Maria Carvalho Santos no combate ao câncer
A Fundação atua diretamente na prevenção do câncer de mama, no apoio e orientação a esses pacientes
Mulheres diagnosticada com câncer de mama conta com o apoio da Fundação Maria carvalho santos, entidade esta que desenvolve e executa projetos na área da saúde de forma assistencial, educativa e cultural, que auxilia mulheres com diagnóstico de câncer. Muitos projetos são desenvolvidos na instituição,produz, edita e distribui gratuitamente material educacional de estímulo à melhoria da qualidade de vida, bem como manuais de orientação quanto à prevenção e controle do câncer de mama.
Desde 25 de novembro de 1998, a Fundação Maria Carvalho Santos reúne diretoria, voluntários e profissionais para, em conjunto, promover atividades filantrópicas na área de saúde e prevenção de doenças em especial o câncer de mama.
Para Adriana, voluntária na instituição, fala da importância do mês de outubro, que é para chamar a atenção para prevenção do câncer de mama.
Adriana, voluntária na Fundação Maria Carvalho Santos. Foto: Miriam Borges
“São 11 anos de outubro rosa em Teresina e ano que vem a Fundação faz 20 anos de atuação, e os resultados os melhores possíveis, temos mais voluntários participando ativamente para ajudar a causa. As pacientes são tidas como curadas após 5 anos de tratameto, casos mais graves 10 anos. Se a pessoa for paciente oncológica, tem todo o tratamento gratuito.”
Uma das pacientes da Fundação que faz tratamento há 2 anos, Eline Vieira, conta que em 2015 aos 33 anos foi diagnosticada com câncer, onde a mesma foi submetida a todo processo de tratamento, cirurgia, quimioterapia, radioterapia, e hoje já se encontra com 2 anos curada.
Eliana Vieira, paciente da Intituição, fala do seu tratamento. Foto: Miriam Borges
“Para mim o diagnóstico precoce foi muito importante, fui diagnosticada com câncer de mama inicial aos 33 anos, por isso a importância do auto exame, você conhecer seu corpo, e sempre procurar o médico para quando surgir a doença, você tenha sucesso no tratamento”.
A médica matologista, Kamila Bezerra, que atende na instituição, fala da importância do diagnóstico precoce.
“Com o diagnostico precose a gente diminui as cirurgias e não há mutilação, que é a retirada da mama inteira e consegue reduzir o número de quimioterapia”.
Médica mastologista, Kamila Bezerra, orienta pacientes oncológicas. Foto: Miriam Borges
“A mulher tem direito ao acesso tanto a informação, tratamento, prevenção do câncer de mama. Pelo SUS a mulher tem direito a mamografia a partir dos 50 anos, a sociedade brasileira de mastologia indica a partir dos 40 anos anualmente. Ela ainda tem direito a reconstrução mamária”.
A Lei 12.732/12 - lei que garante a pacientes diagnosticados com câncer o tempo máximo de 60 dias para ter o tratamento da doença iniciado no Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo começa a ser contado a partir do dia em que for definido o diagnóstico de neoplasia maligna, com laudo patológico.
Na sede da Fundação existem médicos, psicólogos, fisioterapeutas, que atendem com preços de baixo custo e os portadores de câncer de mama são atendidos gratuitamente. Informações poderão ser obtidas no telefone (86) 3221 8944 e pelo site: www.afonte.org.br. Sua sede, cedida por um dos voluntários, está situada na rua São Pedro, 3125, bairro Ilhotas, na cidade de Teresina, Piauí, anexo ao Instituto de Mama do Piauí.