Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 12 Out 2017 11:07 Rede Piauí de Notícias

Fundação Maria Carvalho Santos no combate ao câncer

A Fundação atua diretamente na prevenção do câncer de mama, no apoio e orientação a esses pacientes


Mulheres diagnosticada com câncer de mama conta com o apoio da Fundação Maria carvalho santos, entidade esta que desenvolve e executa projetos na área da saúde de forma assistencial, educativa e cultural, que auxilia  mulheres com diagnóstico de câncer. Muitos projetos são desenvolvidos na instituição,produz, edita e distribui gratuitamente material educacional de estímulo à melhoria da qualidade de vida, bem como manuais de orientação quanto à prevenção e controle do câncer de mama.

Desde 25 de novembro de 1998, a Fundação Maria Carvalho Santos reúne diretoria, voluntários e profissionais para, em conjunto, promover atividades filantrópicas na área de saúde e prevenção de doenças em especial o câncer de mama.

Para Adriana, voluntária na instituição, fala da importância do mês de outubro, que é para chamar a atenção para prevenção do câncer de mama.

Fundação 2
Adriana, voluntária na Fundação Maria Carvalho Santos. Foto: Miriam Borges

“São 11 anos de outubro rosa em Teresina e ano que vem a Fundação faz 20 anos de atuação, e os resultados  os melhores possíveis, temos mais voluntários participando ativamente para ajudar a causa. As pacientes são tidas como curadas após  5 anos de tratameto, casos mais graves 10 anos. Se a pessoa for paciente oncológica, tem todo o tratamento gratuito.”

Uma das pacientes da Fundação que faz tratamento há 2 anos, Eline Vieira, conta que em 2015 aos 33 anos foi diagnosticada com câncer, onde a mesma foi submetida a todo processo de tratamento, cirurgia, quimioterapia, radioterapia, e hoje já se encontra com 2 anos curada.

Fundação 4
Eliana Vieira, paciente da Intituição, fala do seu tratamento. Foto: Miriam Borges

“Para mim o diagnóstico precoce foi muito importante, fui diagnosticada com câncer de mama inicial aos 33 anos, por isso a importância do auto exame, você conhecer seu corpo, e sempre procurar o médico para quando surgir a doença, você tenha sucesso no tratamento”.

A médica matologista, Kamila Bezerra, que atende na instituição, fala da importância do diagnóstico precoce.

“Com o diagnostico precose a gente diminui as cirurgias e não há mutilação, que é a retirada da mama inteira e consegue reduzir o número de quimioterapia”.

Fundação 3
Médica mastologista, Kamila Bezerra, orienta pacientes oncológicas. Foto: Miriam Borges

“A mulher tem direito ao acesso tanto a informação, tratamento, prevenção do câncer de mama. Pelo SUS  a mulher tem direito a mamografia a partir dos 50 anos, a sociedade brasileira  de mastologia indica a partir dos 40 anos anualmente. Ela ainda tem direito a reconstrução mamária”.

A Lei 12.732/12 - lei que garante a pacientes diagnosticados com câncer o tempo máximo de 60 dias para ter o tratamento da doença iniciado no Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo começa a ser contado a partir do dia em que for definido o diagnóstico de neoplasia maligna, com laudo patológico.

Na sede da Fundação existem médicos, psicólogos, fisioterapeutas, que atendem com preços de baixo custo e os portadores de câncer de mama são atendidos gratuitamente. Informações poderão ser obtidas no telefone (86) 3221 8944 e pelo site: www.afonte.org.br. Sua sede, cedida por um dos voluntários, está situada na rua São Pedro, 3125, bairro Ilhotas, na cidade de Teresina, Piauí, anexo ao Instituto de Mama do Piauí.




Deixe seu comentário: