Economia Por: Sâmia Beatriz Repórter 03 Nov 2017 15:57 Rede Piauí de Notícias

Gás de cozinha terá aumento de 4,5% a partir de domingo

Confira os cálculos do valor médio que será cobrado ao consumidor final


O valor do gás de cozinha para uso residencial em botijões de até 13 kg (GLP P-13) vai sofrer um aumento de 4,5% nas refinarias, em média, a partir do próximo domingo (5). A causa do reajuste é devido as altas das cotações do produto nos mercados internacionais, segundo a companhia.

O valor do aumento vai depender da distribuidora         O valor do aumento vai depender da distribuidora                           Imagem: Divulgação

 

Segundo a Petrobrás, a elevação foi aplicada sobre os preços praticados nas refinarias, sem incidências de tributos. Como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, o preço para o consumidor dependerá de cada distribuidora e revendedora, se eles vão aumentar o valor do produto ou não.

De acordo com os cálculos feitos pela companhia, se a alta for repassada integralmente aos preços finais, o preço do botijão pode ser reajustado, em média, em 2%, cerca de R$ 1,21 por botijão, caso sejam mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Outros reajustes

O último reajuste no valor do botijão de gás foi feito no dia 11 de outubro deste ano, no valor de 12,9%, onde o preço para o consumidor final poderia subir em cerca de 5,1 %, em média, R$ 3,09.




Deixe seu comentário: