Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 03 Out 2019 10:04 Rede Piauí de Notícias

Governadores do Nordeste tratam com Rodrigo Maia sobre votação da PEC da cessão onerosa

Medida define divisão entre estados e municípios de parte dos recursos que a União espera arrecadar com leilão do pré-sal.


Os governadores do nordeste estiveram em audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, nessa quarta-feira (2), para tentarem um cronograma que viabilize a votação na Câmara dos Deputados da proposta de emenda à Constituição (PEC) 152/19, da chamada cessão onerosa, que define a divisão entre estados e municípios de parte dos recursos que a União espera arrecadar com o leilão de áreas do pré-sal marcado para o dia 6 de novembro. O governo espera arrecadar pelo menos R$ 106,5 bilhões com o leilão. 

De acordo com o governador piauiense, ficou acertado um cronograma que permite ter sessões suficientes para que na terça-feira (8),  a pauta seja votada e, para tanto, os governadores se comprometeram em mobilizar a bancada para que haja o quórum necessário. “É importante que seja votada e aprovada neste cronograma, ainda em outubro, antes da data que está prevista o leilão”, comentou o gestor.

Wellington também ressaltou que, na audiência com o presidente da Câmara, foi tratado da necessidade de votação o quanto antes da PLP 459, que permite à União, Estados, DF e Municípios a venderem os créditos que têm a receber de dívida ativa para instituições bancárias e financeiras. A perspectiva é que ela entre em pauta também na terça-feira (8). “É um sistema moderno também de combate à sonegação de tributos a Estados, Municípios e da própria União, a chamada Lei de Securitização. Espero que desta vez possamos ter essa pauta apreciada e também aprovada”, comentou Dias.

O governador também destacou as tratativas para a votação de empréstimo e da renovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Governadores do nordeste tratam com Rodrigo Maia sobre votação da PEC da cessão onerosa
Governadores do Nordeste tratam com Rodrigo Maia sobre votação da PEC da cessão onerosa. Foto: CCom



Deixe seu comentário: