Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 30 Mai 2019 13:11 Rede Piauí de Notícias

Governo discute prioridades do Plano Plurianual 2020-2023

A elevação da expectativa de vida do piauiense é uma das principais metas do PPA.


Gestores de diferentes órgãos da administração estadual têm se reunido com frequência para discutir a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 com foco na gestão para resultados. Nesta quinta-feira (30), o governador Wellington Dias recebeu a vice-governadora Regina Sousa e gestores para tratar dos principais pontos do PPA que norteiam a direção para onde o Piauí deve seguir nos próximos anos. 

Governo do Piauí

 Governo discute prioridades do Plano Plurianual 2020-2023.

A elevação da expectativa de vida do piauiense é uma das principais metas do PPA, o desafio é fazer com que o piauiense viva em média 72 anos até 2022. "Várias áreas são responsáveis pela longevidade da nossa população. Estamos ouvindo todos os órgãos e vendo quais principais ações podemos executar para que essa expectativa de vida possa ser melhorada em alguns anos", disse Regina Sousa. 

“Vamos adotar várias medidas na segurança, saúde, educação, trânsito para que nosso estado assuma uma posição de qualidade de vida e bom índice de desenvolvimento humano. Estamos empenhados na elaboração do Plano Plurianual e todos os principais órgãos estão envolvidos”, afirmou o governador. 

Sobre segurança no trânsito, Wellington falou do projeto Moto Legal, que tem por objetivo regularizar motocicletas no Piauí. “Há muitas motocicletas circulando sem a devida documentação e obrigações legais. Assinei o projeto e ele já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)”, garantiu Dias. 

Outras medidas estão relacionadas à saúde, como a atenção especial a mulheres gestantes e nascituros. Na educação, o objetivo é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com ações voltadas desde o ensino fundamental ao ensino médio. 

O PPA está sendo elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) com a colaboração da Macroplan, empresa contratada para prestar consultoria na metodologia de gestão orientada para resultados. 

“Como é um método que está sendo implantado agora no Estado, procuramos uma assessoria especializada na área. A Macroplan capacitará as equipes dos órgãos estaduais para que cada um elabore o seu plano de trabalho”, esclareceu a superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares.




Deixe seu comentário: