Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 03 Jun 2021 20:26 Rede Piauí de Notícias

Governo do Estado lança programa de alfabetização na segunda-feira (24)

A iniciativa será realizada em regime de colaboração com os municípios.


O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza, na próxima segunda-feira (24), a solenidade de lançamento do PRO Alfabetização na Idade Certa. A iniciativa será realizada em regime de colaboração com os municípios e por isso conta com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI). Durante a cerimônia, governo e prefeituras assinarão termo de adesão definindo competências, responsabilidades e pactuando metas do PRO Alfabetização na Idade Certa.

O evento terá início às 11h30 e será transmitido pelas redes sociais do Governo do Piauí, da Seduc e Youtube do Canal Educação.

Sobre o programa

O PRO Alfabetização da Idade Certa é o maior projeto de alfabetização já criado na história do Piauí e surge com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Com investimentos na ordem de 75 milhões de reais, a iniciativa visa apoiar os 224 municípios piauienses na busca pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade,  matriculadas na rede pública de ensino.  A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental.

Em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Natura e a Associação Bem Comum, a proposta é trabalhar em regime de colaboração com os municípios e garantir o fortalecimento da gestão, o fornecimento de material complementar, o incentivo às escolas, a avaliação dos estudantes e a formação de gestores e professores.

Por meio de convênio com as prefeituras, a Secretaria de Estado da Educação vai fornecer, aos municípios, material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. O programa prevê, também, formação continuada para os gestores das escolas, coordenadores pedagógicos e para professores que atuam na pré-escola e alfabetização. Serão capacitados gestores de 8 mil escolas e mais de 15 mil professores das redes estadual e municipais que estão diretamente ligados com o ciclo de alfabetização.

Para a gestão do PRO Alfabetização, o Estado vai ofertar bolsas para os coordenadores do programa nos municípios e nas gerências regionais. Além disso, as cidades que aderirem vão selecionar dois profissionais para serem formadores, sendo um para a pré-escola e outro para os 1º e 2º anos. Os formadores serão capacitados para realizar as ações com os professores da rede municipal.

Avaliação e Premiação

O PRO Alfabetização prevê que as crianças do 2º ano do ensino fundamental sejam avaliadas sobre seus conhecimento de português e matemática por meio do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), verificando, inclusive, à questão da fluência leitora dos alunos.

A partir desse resultado, o Governo vai premiar com até R$ 80 mil as 150 melhores escolas do ranking e com até R$ 40 mil, as 150 que estiverem com indicadores menores, para que as unidades invistam em programas pedagógicos e, assim, possam melhorar o desempenho.




Deixe seu comentário: