Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 23 Abr 2018 07:03 Rede Piauí de Notícias

Gripe H1N1: o que é e como age?

O vírus ataca o sistema respiratório e pode até levar a morte. Procurar atendimento médico a tempo pode diminuir danos maiores


Vacina H1N1

Com a notificação do primeiro caso de H1N1 no Piauí, as autoridades médicas alertam a população para os riscos da doença. Mas o que é o A H1N1? É uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. O vírus também é conhecido como gripe Influenza tipo A ou gripe suína. Esta doença se tornou conhecida quando se espalhou e atingiu grande parte da população do mundo entre os anos de 2009 e 2010. Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma maneira. A gripe H1N1 perigosa porque pode levar a complicações de saúde graves, em alguns, caso até a morte.

O vírus vive em média de duas a oito horas em superfícies. Uma maneira simples de evitar a contaminação é lavar as mãos com frequência. Um dos mitos com relação à doença é que ele poderia ser transmitido com ingestão de carne de porco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS e o Center for Deseases Control - CDC, o centro de controle de doenças nos Estados Unidos, não há risco de isso acontecer porque o vírus é eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).

Virus H1N1

O primeiro caso de H1N1 no Piauí foi confirmado na última sexta-feira (19). Uma adolescente de 13 anos apresentou sintomas associados à doença, como asma crônica. Ela está internada há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), respirando com ajuda de aparelhos e está estável. De acordo com o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a paciente deu entrada no Hospital do Buenos Aires, Zona Norte da capital e foi transferida para o HUT.




Deixe seu comentário: