Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 09 Jul 2019 14:35 Rede Piauí de Notícias

Guia mostra passo a passo de como ter acesso a medicamentos gratuitos no Piauí

A publicação mostra como se dá o primeiro cadastro, a renovação, a documentação necessária, as medicações disponíveis e as patologias atendidas, além das unidades de atendimento em todo o Piauí.


A Diretoria da Assistência Farmacêutica disponibiliza, em formato digital, o guia de atendimento para usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), com instruções para ter acesso gratuitamente aos medicamentos do Componente Especializado. Em um passo a passo, a publicação mostra como se dá o primeiro cadastro, a renovação, a documentação necessária, as medicações disponíveis e as patologias atendidas, além das unidades de atendimento em todo o Piauí.

“É importante que o usuário tenha em mãos informações prévias de todos os passos necessários para o cadastramento nas farmácias de medicamentos especializados, além de agilizar o processo, pois diminui as possibilidades de erro na hora de ir realizar o cadastro, ampliando o acesso dos usuários à rede da Assistência Farmacêutica”, comenta a diretora da farmácia, Wanda Avelino.

Com o guia, o paciente consulta facilmente se a medicação prescrita pelo médico é fornecida pela farmácia e se este medicamento, com o nome do princípio ativo, atende à sua patologia. Exemplo, o médico prescreveu a Azatrioprina 50mg, que atende 16 doenças, como artrite reumatoide. Se conferem medicação e patologia, o próximo passo é saber que documentos são necessários para iniciar o processo de pedido.

De modo geral, é requerida a documentação pessoal, como carteira de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cartão do SUS e comprovante de residência. O paciente pode designar representantes para o recebimento da medicação.

Também é solicitado o Laudo para Solicitação/Avaliação e Autorização de Medicamentos (LME), com parte preenchida pelo médico e a outra pelo usuário, ou representante legal; receita médica para até três meses; Termo de Esclarecimento e Responsabilidade, todos emitidos pelo médico, em via original, e exames para verificação à condição clínica do usuário, seja laboratorial ou de imagem. 

Com toda documentação pronta, o paciente faz o cadastro, tanto na sede, em Teresina, como nas 20 unidades de atendimentos em todo o Piauí. Feito o cadastro, a farmácia tem até 30 dias para avaliar o processo. Na análise, a equipe verificará se o paciente se enquadra nos critérios exigidos pelo protocolo da doença para a qual fez cadastro; se as taxas apresentadas nos exames estão dentro dos padrões exigidos; se o médico preencheu tudo corretamente. Aprovado, o paciente passa a receber a medicação mensalmente e, a cada três meses, ele deve renovar o cadastro.

Acesse o guia completo.

assistência farmacêutica - remédios - Piauí - cadastro

 Guia mostra passo a passo de como ter acesso a medicamentos gratuitos no Piauí. Foto: Sesapi




Deixe seu comentário: