H1N1: Campanha é prorrogada, mas estoque de vacinas zerou
468 mil pessoas foram imunizadas no Piauí.
Em razão da greve dos caminhoneiros, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza H1N1 foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o próximo dia 15 de junho, mas em alguns postos já não é mais possivel encontrar as doses.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que os postos de saúde já receberam todas as doses enviadas no último lote (60 milhões de doses) e como o Ministério da Saúde não irá mais enviar novas remessas, o estoque zerou. A Fundação informou também que foram cerca de 213 mil doses da vacina em sete lotes, e que alguns postos estão próximos do fim da meta de vacinação de Teresina.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que, no Piauí, a vacinação atingiu 67,84% da meta prevista, o que representa um público de 468 mil pessoas. A meta é que 800 mil pessoas sejam imunizadas em todo o estado.
Somente na capital foram registrados 131 casos da doença desde janeiro. Oito mortes ocasionadas pela doença foram confirmadas em Teresina. O vírus da gripe Influenza A H1N1 é transmitido da mesma forma que o vírus comum, porém com sintomas mais fortes e repentinos podendo causar complicações como falta de ar, pneumonia e morte quando não tratada adequadamente.
Com informações do Cidade Verde