Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 28 Jul 2020 11:13 Rede Piauí de Notícias

Hemopi realiza ação externa na Ponte Estaiada

A Unidade Móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí estará recebendo doações na Ponte Estaiada nos dias 29 e 30 de Julho, de 8h às 16h30.


Pela terceira vez a Unidade Móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – Hemopi vai até a Ponte Estaiada. Nas duas primeiras ações foram coletadas mais de 300 bolsas de sangue. A iniciativa teve uma boa receptividade por parte dos doadores e o Hemopi analisa agora expandir para outras regiões de Teresina. A ação acontece nos dias 29 e 30 de Julho, de 8h às 16h30.

“Tivemos uma boa resposta do público que atendeu ao nosso chamado nas ações realizadas na Estaiada. Estamos agora analisando outros locais que tem condições parecidas com as da ponte e atendem as normas de segurança exigidas para poder levar a Unidade Móvel a outras regiões de Teresina”, explica do diretor do Hemopi Jurandir Martins Filho.

O Hemopi tem se esforçado para atender a demanda por sangue no estado, mesmo com a diminuição de 50% no número de doações de sangue durante a pandemia. Além das campanhas na Unidade Móvel, foram feitas parcerias com aplicativos de mobilidade, reforço de campanhas internas com igrejas, escolas, militares, empresas e sociedade civil.

“Também reforçamos nossas medidas de biossegurança a com a implantação de uma Cabine de Higienização Individual e a sanitização de todas as 4 unidades de Coleta – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano. Além disso, o hemocentro disponibilizou aos doadores a possibilidade de agendamento das doações para evitar ainda mais aglomerações e reduzir o tempo de permanência dentro de suas instalações físicas”, pontua Jurandir Martins.

Existe uma demanda por sangue que é constante, seja nos serviços de urgência e emergência, ou para pacientes que necessitam de transfusões em decorrência de doenças como a anemia falciforme e as neoplasias. “Lembramos que é preciso manter o estoque com todos os tipos sanguíneos disponíveis para atender a demanda diária dos hospitais e pacientes. E pedimos para aqueles que estejam saudáveis, sem sintomas de gripe ou resfriado, que possam colaborar com o hemocentro doando sangue”.

O Hemopi funciona de segunda à sexta, das 7h15 às 18h. Sábados e feriados até às 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda à sexta de 8h às 17h.

Caso o doador queira, ele também pode agendar a doação pelos telefones: Teresina (86) 9 88946614, Parnaíba (86) 9 8894 7159, Picos (89) 9 8801 1717 e Floriano (89) 9 8801 1984.

unidade móvel do Hemopi na ponte estaiada



Deixe seu comentário: