Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 05 Set 2017 18:24 Rede Piauí de Notícias

Homens são os principais doadores de órgãos

De janeiro a junho deste ano foram feitas 19 transplantes de rim e 84 de córneas no Estado


A taxa de doação de órgãos aumenta gradativamente no Piauí, é o que revela os dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Em comparação a 2016 a Central de Transplantes do Piauí registrou uma elevação acima de 100% no número de doadores.

De janeiro a junho deste ano foram feitas 19 transplantes de rim e 84 de córneas no estado. Para a coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras, o registro desse aumento é positivo, porém ainda é importante a participação das famílias no procedimento de doação.

“Nós temos ainda uma necessidade de melhorar e ampliar a comunicação e o nível de conscientização da população do nosso estado, sobre a importância do ato da doação de órgãos e tecidos”, lembra.

No estado a maioria dos doadores são da idade de 35 a 49 anos, e são do sexo masculino, neste ano nove homens fizeram doadores de órgãos e seis mulheres tiveram seus órgãos doados pela família. A maioria foi vítima de Traumatismo Craniano Encefálico e Acidente Vascular Cerebral.

Os índices de doações do primeiro semestre de 2017 foram de 9,3, ficando em 4,4% para cada milhão de habitantes, no Piauí. Comparado com o mesmo período de 2016 o crescimento foi de foi de 111,3%. No Brasil o crescimento foi de 11,8%%, saindo de 14,6 para 16,2 para cada milhão de habitante.

“O transplante de órgão é único procedimento médico que só poderá ser realizado, com a participação de um doador, familiar ou não”, declara Lourdes Veras.

A taxa de doação de órgãos aumenta gradativamente no PiauíA taxa de doação de órgãos aumenta gradativamente no Piauí Foto: Projeto medicina

A lista de espera por um doador no Piauí conta com 713 pacientes, destes 322 aguardam por um rim, sendo 75 (ativos) e 247 (inativos), ou seja, pacientes que esperam algum exame para serem ativados no Sistema nacional de Transplantes, e 391 aguardam doações de córneas. Desse número 22 são crianças, sendo que 17 esperam por um córnea e 5 por um transplante de rim.

Setembro Verde

A fim de reduzir esses índices a Central de Transplantes do Piauí abre mais uma edição do Setembro Verde, que objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, também, fazer com que ocorra uma conversa entre familiares e amigos sobre o tema.

“Durante a campanha temos a oportunidade de agradecer as famílias doadoras do Piauí, por se solidarizar, mesmo num momento de dor, com outras famílias, que sofrem aguardando por um órgão nas nossas listas de espera e reacender a esperança em outros lares”, declara a coordenadora estadual de transplantes, Lourdes Veras.

A iniciativa é em referência ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro. Como etapa da campanha, será realizada de 25 a 30 de setembro a Semana Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos, no Piauí.

 Da Redação RPiauí




Deixe seu comentário: