Implantação de placa Mercosul no Piauí está prevista para 2 de setembro
Formato já é adotado em sete estados e o uso obrigatório será apenas para carros novos ou transferências.
A implantação da placa padrão Mercosul em todo o Piaui está prevista para o dia 02 de setembro deste ano, segundo o Departamento de Transito do Estado do Piaui (Detran-PI).
O formato já é adotado em sete estados brasileiros, Rio de Janeiro, onde a nova placa estreou em setembro do ano passado; Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualizou a resolução que define o padrão das novas placas do modelo Mercosul e estabeleceu um cronograma para os estados fazerem a mudança. Com a atualização, não será mais necessário ter o brasão do município e a bandeira do estado onde o veículo foi emplacado.
Segundo o procurador chefe do Detran- PI, Acyr Lago, o uso obrigatório será apenas para carros novos ou transferências. Veículos que usarem placas antigas terão opção de fazer a troca da placa, mas não é obrigatório.
As novas placas conterão uma tira holográfica e uma marca d'água, que servirão para dificultar falsificações e clonagens; um código QR (espécie de código de barras bidimensional), na parte dianteira e traseira terão códigos diferentes. O código permitirá o acesso rápido aos dados de origem do veículo sem necessidade de documento físico (tal qual já começa a acontecer com a CNH digital); um chip para armazenar e compartilhamento de dados entre órgãos como polícias Federal, Rodoviária Federal e estaduais, além de Receita Federal e receitas estaduais referentes a roubos, furtos e evasões de divisas.
De acordo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o padrão Mercosul já é utilizado em mais de 2 milhões de veículos.