Inep solicita novo prazo para isenção de taxa do Enem 2018
Interessados agora poderão emitir o pedido da isenção até o dia 15 de abril
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) deu novo prazo para solicitar a isenção de taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Interessados, que antes tinham até o dia 11, agora poderão fazer o pedido até às 23h59 de 15 de abril.
A ampliação também foi estendida aos estudantes que precisam justificar a ausência na edição de 2017, o que é obrigatório para quem teve direito à gratuidade na edição do ano passado, mas faltou aos dois dias de aplicação e ainda quer fazer o Enem 2018 sem pagar a inscrição.
De acordo o Inep, o aumento do prazo tem como objetivo “dar mais tempo para que os participantes possam se adequar às novidades desta edição, garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do exame”.
O pedido de isenção e justificação de ausência deve ser feita na página do Enem. Todos que querem fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição de 7 a 18 de maio.
Dia 23 de abril será divulgado o resultado da solicitação de isenção. Caso o pedido seja negado, a partir deste mesmo dia e até o dia 29 de abril, o interessado poderá apresentar novos documentos.
O resultado do recurso será divulgado no dia 5 de maio e, se for negado, o interessado ainda terá a opção de fazer a inscrição e pagar a taxa de R$ 82,00.
Candidatos com direito à isenção
- Estar cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública;
- Ter participado do Encceja 2017, na modalidade do ensino médio, na aplicação Nacional, para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou no Exterior, tenha obtido proficiência que possibilite a certificação na área de conhecimento em que se inscreveu;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Declarar ser membro de família de baixa renda e que estar inscrito no CadÚnico.
*Reportagem de Helorrany Rodrigues, supervisão de Pedro Henrique Santiago