Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 25 Abr 2019 09:23 Rede Piauí de Notícias

Inscrições do Hackathon Agenda 2030 estão abertas até esta sexta (26)

O evento visa o desenvolvimento de soluções inovadoras para atender a objetivos de desenvolvimento sustentável.


Estão abertas as inscrições para o Hackathon Agenda 2030, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. Os interessados têm até esta sexta-feira (26) para efetivar inscrição na maratona, através do endereço eletrônico https://bit.ly/hackathonagenda2030.

Congresso das Cidades Sebrae

 Inscrições do Hackathon Agenda 2030 estão abertas até esta sexta (26).

O Hackathon Agenda 2030, cujo desafio é “Como Ajudar os Municípios do Piauí a Desenvolver a Agenda 2030 de Forma Inteligente e Sustentável?”, será uma maratona de criação e programação, onde equipes competirão entre si para desenvolver e validar, em curto período, uma solução inovadora e escalável, para atender a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, definidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD.

“A proposta do Hackathon Agenda 2030 é desafiar desenvolvedores de aplicativos, sistemas e afins a se unirem e somarem esforços e competências para criarem uma solução tecnológica para os problemas dos municípios, levando em consideração um dos ODS”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Entre os objetivos da ação estão ainda a identificação de potenciais startups e negócios de impacto social; bem como o desenvolvimento de um ecossistema local favorável à inovação e ao empreendedorismo.

Podem participar da maratona universitários, programadores, designers, agentes públicos, startups, profissionais e empreendedores interessados na criação de negócios de alto impacto.

Após as inscrições, que encerram sexta-feira (26), será feita uma análise das propostas. Os selecionados serão divulgados na próxima segunda-feira (29). Em seguida, acontecerá o Bootcamp de preparação. Essa fase ocorrerá entre os dias 02 e 04 de maio.

“Durante os três dias do Bootcamp, as equipes irão ter a oportunidade de modelar, validar e prototipar suas ideias, amadurencendo o modelo de negócios proposto inicialmente. O foco é diminuir o nível de incerteza sobre a viabilidade do negócio no mercado”, destaca o analista do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.

Entre os conteúdos a serem abordados durante o Bootcamp estão: Mindset Empreendedor; Cliente e Mercado; Problema e Solução; Prototipagem e Mínimo Produto Viável; Canais, Vendas e Modelos Financeiros; e Lean Canvas, Storytelling e Pitch.

O HACKATON NO CONGRESSO DAS CIDADES

A fase seguinte ao Bootcamp acontecerá durante o Congresso das Cidades, entre os dias 06 e 08 de maio, no Atlantic City. Nessa fase, que também terá três dias de duração, os participantes serão orientados por profissionais e empresários bem sucedidos em negócios de impacto social e startups, a fim de que possam desenvolver suas ideias empresariais, para transformá-las em negócios reais.

Nessa etapa presencial, serão realizadas palestras e bate-papo. A palestra sobre Modelagem de Negócios Inovadores ocorrerá no dia 06 de maio, sendo ministrada por Marcus Linhares, da Nave Aceleradora. Já no dia 07, a programação do Hackathon inclui um bate-papo sobre Cidades Inteligentes. E fechando o ciclo de capacitações, acontecerá no dia 08 de maio a palestra Como Apresentar sua Ideia para um Tubarão, com a consultora do Sebrae no Piauí, Ana Karina.

Durante o Congresso das Cidades, ocorrerão ainda as eliminatórias da maratona, nas quais as equipes participantes irão apresentar seus pitchs para bancas de jurados formadas por autoridades, personalidades, especialistas, pesquisadores e empreendedores de sucesso. No último do evento, serão divulgadas as três equipes campeãs do Hackathon. 

Os prêmios para os vencedores vão desde vagas no Seminário Empretec e no Programa Começar Bem até viagem para local a ser divulgado em breve pela organização da maratona.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/




Deixe seu comentário: