Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 17 Jun 2019 16:48 Rede Piauí de Notícias

Inscrições para concurso que nomeia ruas de Teresina serão abertas na próxima quarta (19)

O concurso "Se Essa Rua Fosse Minha" é lançado anualmente pela prefeitura para batizar vias que ainda não foram nomeadas na capital.


O concurso “Se essa rua fosse minha”, lançado anualmente pela Prefeitura de Teresina para batizar vias que ainda não foram nomeadas na capital, terá as inscrições abertas para a edição de 2019 na próxima quarta-feira (19).  Às 11h, no salão nobre da prefeitura, haverá o evento oficial de lançamento do concurso, com a presença do prefeito Firmino Filho, dos secretários municipais e que também será aberto a imprensa. O período de inscrições vai até o dia 17 de julho.

O objetivo do concurso é colocar nomes de pessoas que fizeram parte da história das comunidades de Teresina em logradouros e ruas da capital, valorizando pessoas que, às vezes anonimamente, contribuíram para o crescimento da cidade em determinada região.

Os interessados poderão encontrar o formulário de inscrição no site da Prefeitura de Teresina, da SEMPLAN ou no aplicativo Colab. Poderão ser indicados nomes de pessoas já falecidas, como uma forma de homenagear quem fez parte da construção e da evolução das comunidades. Ao realizar a inscrição, amigos ou familiares devem preencher o formulário com as informações solicitadas juntamente com uma mini biografia da trajetória da pessoa que poderá ser homenageada. Também é necessário indicar em que zona da cidade a família deseja a homenagem.

Após o fim as inscrições, uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Teresina, da Academia Piauiense de Letras, da Câmara dos Vereadores de Teresina, IBGE, Iphan, Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí, irão selecionar os nomes inscritos e posteriormente divulgar os selecionados. No dia 29 de julho, no palácio da Música, haverá os sorteios das vias que receberão os nomes aprovados, de acordo com a região apontada na inscrição. No dia 28 de agosto, no Teresina Hall, acontecerá a solenidade oficial de entrega das placas às famílias dos homenageados.

“É muito importante ter o nome oficial nas ruas, pois torna o acesso mais fácil para as pessoas e empresas, por exemplo. Contas de água, energia, compras por frete, chegarão de forma mais rápida, pois haverá identificação exata da localização”, ressalta Jhamille Almeida, secretária executiva de planejamento urbano da SEMPLAN.

“O Se Essa Rua Fosse Minha busca preservar a identidade histórica da cidade. É um processo democrático que nos oferece a oportunidade de homenagear a pessoas que ajudaram a construir uma cidade melhor para vivermos. Estamos muito felizes por mais uma edição do concurso.”, concluiu José João Braga, secretário municipal de planejamento.

Se Essa Rua Fosse Minha - concurso TeresinaInscrições para concurso que nomeia ruas de Teresina serão abertas na próxima quarta (19). Foto: Divulgação/Pmt



Deixe seu comentário: