Saúde Por: Pedro H. Santiago Repórter 10 Dez 2017 11:45 Rede Piauí de Notícias

Jovens estão perdendo audição por uso irregular dos fones de ouvido

As perdas auditivas atingem tanto em pessoas que usam os fones para ouvir música, quanto para pessoas que trabalham com instrumentos de som, como na área industrial


Os jovens estão aumentando o número de pessoas com perda de audição causada pelo uso irregular dos fones de ouvido. O alerta é feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. “Os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal”, disse a presidente do Conselho, Thelma Costa.

Segundo Telma, as perdas auditivas atingem tanto em pessoas que usam os fones para ouvir música, quanto para pessoas que trabalham com instrumentos de som, como na área industrial. Ela cita que os músicos, estão se prevenindo porque acabam utilizando os protetores auditivos, mas que no público jovem isso não ocorre. "Então, eles conseguem seguir com a profissão e estão se prevenindo, o que não acontece com os adolescentes.

perda da audição

A orientação dada pelos especialistas, é que os pais, responsáveis ou mesmo pessoas próximas aos jovens, monitorem o volume dos fones de ouvido. “Se você estiver a 1 metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando, ela provavelmente terá uma perda de audição. A 1 metro de distância, você não deve ouvir o que a pessoa está escutando no fone de ouvido”, reforçou Thelma.

Já houve uma proposta de projeto de lei no Congresso Nacional para que esses equipamentos tenham controle máximo de volume, mas ele não foi aprovado.




Deixe seu comentário: