Junta Comercial comemora seus 125 anos e homenageia personalidades
No evento, foram reunidos autoridades, empresários e ainda presidentes de 18 juntas comerciais do País
Nesta segunda-feira (29), o governador Wellington Dias participou das solenidades em comemoração dos 125 anos da Junta Comercial Do Piauí. Na ocasião foram homenageadas 20 personalidades.
No evento, foram reunidos autoridades, empresários e ainda presidentes de 18 juntas comerciais do País, que estiveram presentes no evento ocorrido na capital.
Segundo o governador, o papel do órgão é muito importante para o desenvolvimento que o Piauí tem vivido desde o ano de 2015. “É um privilégio ter um órgão tão bem avaliado. E isso tem muito a ver com a gestão, com a equipe, com essa integração com os órgãos estaduais, os municípios, e principalmente com o setor privado. E isso tem resultado no que considero revolucionário, pois foi considerada uma das melhores Juntas Comerciais do Brasil, prestando serviço em tempo recorde, ampliando a capacidade e a qualidade do atendimento. A Jucepi cuida do nascimento e da vida das empresas. O Piauí segue crescendo, é um dos estados que, proporcionalmente, tem mais empreendedores e temos um índice pequeno de mortalidade de empresas, e isso afeta diretamente a população, por que continuamos com o saldo positivo de empregos, gerando renda. É isso que faz um estado desenvolver”, comentou o governador.
Alzenir Porto, presidente da Jucepi também falou sobre o evento. “Procuramos cada vez mais melhorar o ambiente para os nossos empresários, para que estes possam empreender, empregar, pagar impostos. E dessa forma ajudar o estado a crescer”, enfatizou Alzenir.
Integração
A junta atualmente conta com um portal que guarda informações das empresas e as compartilha com outros órgãos públicos relacionados, dentre eles: Receita Federal, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Vigilância Sanitária e os órgãos de licenciamento ambiental.
É possível realizar no portal, abertura de empresas emitir certidões, buscar e consultar documentos, ter acesso a orientações de registro, dentre outros serviços.
Essas instituições buscam valorizar o ambiente de negócios do País, por meio da Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju).