Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 18 Out 2019 14:38 Rede Piauí de Notícias

Lagoa do Portinho entra na rota do desenvolvimento do Piauí

Cartão postal do litoral, área foi transformada em Unidade de Conservação em julho.


Localizada nos municípios de Parnaíba e Luís Correia, a Lagoa do Portinho é uma área cercada por dunas que se movimentam com a ação do vento. Ao sul, a paisagem é formada por arbustos e vegetação típica de mangue. No total, são 3.731,7916 hectares de uma beleza indescritível.

Lagoa do Portinho

 Lagoa do Portinho entra na rota do desenvolvimento do Piauí.

 A região foi transformada em julho em Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) e deve receber incentivos após a elaboração do plano de manejo pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar).

Para Pedro Mendes, 58 anos, que trabalha com turismo na área da lagoa hà quarenta anos se diz esperançoso com a transformação da área em unidade de conservação. “A gente acredita que com essa transformação as coisas vão melhorar. Vai atrair mais turista, o povo vai cuidar melhor da área. É só coisa boa”, comemora.

 “A Lagoa do Portinho é uma área de relevante interesse ecológico, então há um regramento a seguir para que se possa definir os níveis de uso para atividades como, turismo, pesquisa, educação ambiental e entretenimento. Temos que explorar sem degradar", explica a secretária Sádia Castro. “O próximo passo é a criação do Plano de Manejo, onde ficarão estabelecidas as diretrizes de aproveitamento dessas áreas de preservação“, acrescenta.

A diretora de Parques e Florestas da Semar, Dmair Silva, ressalta que a região deve priorizar o desenvolvimento sustentável.  “Aqui é um patrimônio natural e cultural do litoral piauiense, então temos que incentivar a sua conservação e o respeito à população local, buscando sempre a sensibilização ambiental", finaliza.




Deixe seu comentário: