Mais da metade das pessoas entre 16 e 25 anos tem HPV em Teresina
Pesquisa levantou dados para posteriormente orientar sobre a prevenção e o combate ao vírus
Uma pesquisa coordenada pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil divulgou números nesta terça-feira (28) da incidência do vírus HPV em pessoas de idade entre 16 e 25 anos. Em Teresina, os números foram alarmantes: pelo menos 54% da população nessa faixa etária, possui HPV.
HPV atinge metade da população entre 16 e 25 anos em Teresina. (Foto: Reprodução Internet).
Profissionais de atenção básica da saúde de Teresina, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), realizaram as entrevistas e coletas de amostras genitais e orais. Médicos, enfermeiros e técnicos participaram da pesquisa, que agora pretende ser levada para uma segunda etapa, a de abordagens de prevenção e combate às infecções causadas pelo HPV.
A infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) está associada a diversos tipos de câncer, entre eles o colo do útero, câncer de pênis, vulva e canal anal. O tratamento dessas infecções é bastante complicado, por isso é mais importante ainda a prevenção.
A vacina contra o HPV é gratuita e está disponível na rede de saúde pública para meninas de 9 a 15 anos.
Campanhas frequentes de órgãos de saúde alertam para a prevenção. Recomenda-se o uso de preservativos, além de evitar utilização de objetos, produtos e roupas íntimas de terceiros que possivelmente estejam contaminados, tais como: toalhas, cuecas/calcinhas, sabonetes, etc.