Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 25 Out 2017 10:29 Rede Piauí de Notícias

Ministério da Saúde lança ação nacional de combate à sífilis

O Ministério da Saúde lança campanha de incentivo ao diagnóstico da doença às gestantes.


Segundo os dados do ministério da saúde o país vem passando por um aumento dos casos de sífilis congênitas. Neste caso a Maternidade Dona Evangelina Rosa, está realizando uma campanha de conscientização e combate à doença.

sífilis A meta é mobilizar gestores e profissionais de saúde para a importância da detecção e tratamento da sífilis durante o pré-natal. (foto: imagem Google)

Já estão segura crianças sem sífilis, o núcleo hospitalar realiza nessa quarta-feira (25), o dia de combate a sífilis a proposta é mobilizar gestantes e profissionais de saúde sobre a importância. O foco é detectar precocemente a doença no início do pré-natal e encaminhar imediato tratamento com penicilina. A detecção da sífilis é feita por meio de testes rápidos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação realizada consonância com o ministério da saúde que lançou a ação nacional de combate à doença na última sexta-feira (20). A médica neonatologista Isabel Almeida falou sobre a expectativa da equipe da Maternidade Dona Evangelina Rosa, na redução da sífilis no estado do Piauí.

“Nós esperamos fazer uma campanha interna na Maternidade de conscientização como os profissionais e aí vamos ter aulas de instruções em momento como os profissionais. O que nos assusta é a sífilis adquirida ela passa a ser uma sífilis depois de gestante. Quando ela é uma sífilis de gestante aí ela passa a ser uma sífilis congênita, tem repercussões podem ser leves ou graves nos recém-nascidos e isso nos preocupa. Por isso a Maternidade junto com a sociedade pediatria está fazendo esse dia. Nós teremos um dia todo, palestra, discursões, panfletagem e atividades educativas. O encerramento a noite, sociedade pediatria com vários pediátricos presente, vão discutir os números e fazer propostas, estratégias para redução da sífilis no estado do Piauí”.

Durante o lançamento o Governo Federal e 19 associações e conceitos de saúde assinam uma carta compromisso, estabelecendo ações estratégicas para redução da sífilis congênita no país, com prazo previsto de um ano. No Piauí foram detectados 441 casos de sífilis congênitas.




Deixe seu comentário: