Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 04 Jun 2020 14:05 Rede Piauí de Notícias

Mocambinho está entre os bairros com maior número de casos de Covid-19

Nesta quarta-feira (03), o bairro ocupava a terceira posição com 74 casos confirmados do novo coronavírus.


Um gráfico desenvolvido pelo engenheiro agrimensor e cartógrafo Vicente de Paula Sousa Junior mostra a evolução do novo coronavírus em Teresina. O mapa é desenvolvido com base nos dados do Painel Covid-19, da Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

Através do gráfico, é possível ver que o bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina, ocupa o primeiro lugar no número de casos. Em seguida, temos o Jóquei, na zona Leste, e na terceira posição o bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina. 

Nos primeiros registros de coronavírus em Teresina, os bairros da zona Leste ocupavam as primeiras três colocações de casos - agora temos uma situação que revela como vírus se espalhou pela capital piauiense. 

Nesta quarta-feira (03), o bairro Itararé estava com 94 casos, o Jóquei com 77 e o Mocambinho com 74.  

O bairro Mocambinho, na zona Norte, registrou grande acréscimo nos casos de Covid-19. No dia 20 de maio eram 46 casos - o que representa um aumento de 28 casos em duas semanas. 

De acordo com o engenheiro, o baixo índice de isolamento explica o aumento no número de casos. Cerca de um mês atrás, o Mocambinho registrou apenas 49,03% de isolamento social. “No início de maio (03 de maio) o Itararé iniciou uma crescente de casos e em 15 de maio ele se tornou o bairro com maior número de casos. O Mocambinho coincide com o mesmo período de crescente do Itararé (pode ser por serem os bairros mais populoso da cidade) e se torna o terceiro em casos dia 18 de Maio. Eu tenho os dados do isolamento social do dia 04 de maio e o Itararé tinha taxa de 46,32% e o Mocambinho 49,03%. Ou seja, o baixo isolamento social pode ter sido uma das variáveis que fez esse crescimento de casos ocorrer nesses bairros”, explicou Vicente de Paula.

Ele também explicou que o bairro Mocambinho influencia espacialmente o crescimento nessa região (acima da Ponte da Primavera), de bairros como Primavera [36 casos], Santa Maria [35] e Buenos Aires [42].

“Eles são bem próximos do Mocambinho. Assim como há influência do bairro Jóquei na Zona Leste (Fátima [49] e Ininga [50]). Na Zona Sul e Sudeste os focos estão um pouco mais distantes”, acrescentou Vicente.

A Zona Leste é a região onde há mais casos desde o início do monitoramento. Já as zonas Centro-Norte e Sul estiveram atrás seguindo basicamente o mesmo número de casos até o dia 14 de maio.

“A região Centro-Norte começou a ter uma crescente nos números e chegou até bem próximo da Zona Leste. Espacialmente falando, os casos iniciaram nas áreas mais nobres e estão chegando aos bairros mais distantes”, afirmou o engenheiro e cartógrafo.

No boletim divulgado no dia 02 de Junho, Teresina tinha 2531 casos confirmados da doença. 

gráfico de crescimento corona nos bairros de Teresina
Mocambinho está entre os bairros com maior número de casos de Covid-19. (Reprodução Gráfico / Vicente de Paula)
Com informações de Cidade Verde



Deixe seu comentário: