Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 05 Jul 2020 18:47 Rede Piauí de Notícias

Morre deputado federal Assis Carvalho (PT) após sofrer infarto em Oeiras

Assis Carvalho tinha problemas cardíacos e já passou por procedimentos cirúrgicos.


O deputado federal Assis Carvalho sofreu infarto e não resistiu, falecendo na tarde deste domingo em Oeiras (PI), sua cidade natal.

Assis Carvalho tinha problemas cardíacos e já passou por procedimentos cirúrgicos. Em 2012, o parlamentar teve um princípio de infarto e em 2019 também teve complicações no coração.

Francisco de Assis Carvalho Gonçalves era seu nome completo. Ele nasceu em Oeiras em 9 de setembro de 1961, era servidor público e exercia o terceiro mandato de deputado federal pelo Piauí.

Sempre filiado ao PT, foi eleito deputado estadual em 2006, licenciando-se para exercer o cargo de secretário de Saúde ao longo do segundo governo Wellington Dias. A seguir foi eleito deputado federal pelo Piauí em 2010, 2014 e 2018.

Nascido no povoado Santo Antonio, em Oeiras, era casado com Isabel Carvalho e pai de três filhos, era o mais velho de oito irmãos. Começou a trabalhar cedo para ajudar nas despesas da casa, dividindo o tempo entre os estudos e a venda de picolés para incrementar a renda familiar. Na primeira vez que entrou numa escola para estudar tinha quase10 anos de idade.

Mudou-se para Teresina, onde continuou os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas volantes até passar no concurso para bancário da Caixa Econômica Federal, em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997.

Em seu histórico, constam diversas ações pela melhoria da qualidade de vida dos piauienses. Na administração Wellington Dias, enfrentou três grandes desafios e, com muito trabalho e seriedade, conseguiu corresponder às expectativas do povo do Piauí. Em sua gestão como secretário de Saúde, hospitais foram reformados, equipamentos de ponta estão ajudando a modernizar o atendimento médico, a saúde foi descentralizada, investimentos foram feitos para melhorar a atenção primária. 

Foi também presidente da Agespisa – onde buscou levar a água para o máximo de famílias. Modernizou, descentralizou e ampliou o atendimento, investiu nas estações de tratamento para garantir a qualidade da água. A campanha pelo uso racional da água e a ampliação do abastecimento de água na capital e no interior beneficiou cidades como Guaribas.

Como deputado estadual presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e aprovou projetos importantes como o Código de Saúde do Piauí.

Nos anos 90, Assis liderou o movimento pela democratização da comunicação que teve como ponto alto a instalação de rádios comunitárias em todo o Piauí. Ele foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado.

O Governo do Estado do Piauí lançou nota de pesar e declarou luto oficial de três dias.

Nota de Pesar - Assis Carvalho

O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado federal Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, ocorrido na tarde deste domingo (5).

Assis Carvalho foi também deputado estadual, presidente da Agespisa, diretor geral do Detran e secretário de Estado da Saúde. Atuante no movimento sindicalista, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e era uma das principais lideranças da legenda no Piauí e atual presidente do diretório estadual. 

Neste momento de dor, em nome dos piauienses, o governador Wellington Dias se solidariza com os familiares e amigos de Assis Carvalho e decreta luto oficial de três dias.

Assis Carvalho

Morre deputado federal Assis Carvalho (PT) após sofrer infarto em Oeiras.

Com informações de pensar piauí.




Deixe seu comentário: