Saúde Por: Pedro H. Santiago Repórter 18 Dez 2017 09:17 Rede Piauí de Notícias

Mutirão garante mais de 250 cirurgias

Algumas cidades do norte do estado participaram do mutirão que realizou cirurgias de catarata e outras especialidades


O Mutirão  de Cirurgias Eletivas, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, realizou mais de 250 procedimentos entre cirurgia de catarata e gerais  na cidades de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Ilha Grande, neste final de semana. 

As secretárias municipais auxiliaram no mutirão, inclusive fazendo o deslocamento dos pacientes à Parnaíba.. “Para nós, de Luiz Correia, foram 57 vagas e só neste final de semana serão atendidos 26 pacientes com cirurgias de catarata”, afirma Kátia Samara, coordenadora de Programas na Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Luiz Correia.

Cirurgia de catarata

De acordo com Neres Machado,  diretor de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, os  municípios são responsáveis pela seleção dos pacientes, proporcionalmente, ,de acordo com que cada município tem em relação as etapas do mutirão.“Aqui neste Território já realizamos cirurgias no Hospital de Buriti dos Lopes, onde foi atendido parte da demanda e também aqui no HEDA, em Parnaíba. A intenção é que continuaremos no ano que vem com outros mutirões e assim atender o máximo de pessoas possível” afirma. 

Até o final do ano mais de 2 mil cirurgias devem ser realizadas no estado através do Mutirão de Cirurgias Eletivas, como informa o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que destacou a manutenção do projeto, no ano de 2018 para que as cirurgias de cataratas sejam zeradas.“Já solicitamos ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, os recursos que faltam para zerar a fila de mais de 7 mil pacientes à espera de uma cirurgia de catarata. Estamos muito empenhados nisso”, afirma. 




Deixe seu comentário: