Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 03 Ago 2017 11:22 Rede Piauí de Notícias

Na semana de amamentação maternidades e UBS se mobilizam

A programação que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto, com o objetivo de incentivar o aleitamento materno.


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais de Teresina estão preparando a programação de Semana Mundial da Amamentação, que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto. O principal objetivo das atividades é conscientizar as mães sobre a importância do leite materno é o principal objetivo das atividades.

O lema da campanha neste ano, também conhecida como Agosto Dourado, é "Amamentar ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você".

Semana da amamentação

Durante a semana, as UBS vão promover ações em parceria com a comunidade, como esclarecimentos sobre a importância da amamentação junto a pastorais, associações, realização de rodas de conversas, distribuição de material, exposição de vídeos educativos, painéis, apresentações de teatro, incentivo ao aleitamento materno, tira dúvidas, mamaço e concurso de desenho para as crianças.

Já as maternidades municipais vão promover rodas de conversa com as mães e população sobre o assunto. O Hospital do Promorar promove no próximo dia 3 (quinta-feira) uma roda de conversa com gestantes e mães atendidas pelo ambulatório e maternidade. A maternidade do Satélite promove palestras durante as quintas-feiras do mês, abordando diversos assuntos relacionados ao tema.

A maternidade Wall Ferraz por sua vez terá um espaço tira dúvidas sobre amamentação com a participação de profissionais de saúde. "Será feita ainda uma campanha para arrecadar frascos de vidro com tampa plástica", informa a diretora Mércia Brito. Esse espaço será na recepção da maternidade, devidamente decorado com temas alusivos à campanha.

Semana

A Semana Mundial da Amamentação é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. Criada em 1991 como um órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a WABA é uma organização não governamental constituída por uma rede mundial de indivíduos e organizações empenhadas na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno como um direito de mães e crianças, independente de raça, credo ou nacionalidade. A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País. A SMAM também contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.




Deixe seu comentário: