Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 15 Ago 2017 08:12 Rede Piauí de Notícias

Neurocirurgião piauiense coordena curso em Nova Iorque

O curso é voltado para os acessos à base do crânio, que segundo Ricardo Lopes são acessos complicados e difíceis de fazer


O médico neurocirurgião piauiense Dr. Ricardo Lopes está coordenando o primeiro curso de acessos à base do crânio, a ser ministrado em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. As aulas acontecerão entre os dias 12 a 14 de outubro e será voltado para o público brasileiro, em um dos maiores labolatórios de neurocirurgia do mundo. O piauiense ainda conta com o apoio de outros quatro especialistas em neurocirurgia do país.

Para Ricardo Lopes, por conta da estrututra e os materiais utilizados, fica praticamente impossível do laboratório se instalar no Brasil por conta do alto custo. Inclusive pelo o fato da especialidade do estudo em crânios humanos. “As pesquisas nesses casos são feitas com espécimes, com cadáveres doados. Os próprios pacientes doam para pesquisa, porque nos EUA isso é possível. Ainda em vida, o paciente doa seu corpo para a ciência”, explicou ao Portal AZ.

Para Lopes, o Brasil possui ótimos labolatórios especilializados em pesquisas neurológicas, porém a burocracia limita o acesso aos crânios, já que no país só se pode utilizar os corpos humanos mortos caraterizados como indigentes, ou seja, quando não identificação da família. “E apesar disso, ainda precisa de uma determinada autorização, o que retarda ainda mais o processo”, conta Ricardo Lopes.

Ricardo Lopes
As aulas acontecerão entre os dias 12 a 14 de outubro e será voltado para o público brasileiro / Foto: Portal AZ

Com apenas 10 vagas, o curso teve mais de 40 inscritos, o que resultou numa abertura de futuras turmas para ministrar o mesmo curso. “O curso está sendo coordenado por mim, pelo Dr. Gustavo Rassier, por Dr. Antônio Bernardo, Dr. Joel Lavinsky e Dr. Bernardo Barbosa. A primeira turma já esta formada e as aulas serão em outubro. A segunda turma deve ser formada para as aulas no próximo ano”, informou.
 

Para mais informações sobre o curso que acontece no próximo mês de outubro, em Nova Iorque, Ricardo Lopes disponibiliza um site em que detalha tudo sobre o que será ministrado. Ele é especialista em neurocirurgia da base do crânio, neuroendoscopia, neurocirurgia Vascular, neurocirurgia funcional e epilepsia e coluna traumática e degenerativa e atende na Clínica Neuros, localizada na Av. Lindolfo Monteiro, zona Leste de Teresina.

*Com informações do Portal AZ




Deixe seu comentário: