Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 06 Out 2017 10:30 Rede Piauí de Notícias

No Brasil três cidades do Piauí registraram as maiores temperaturas

A previsão é de que nesta sexta (6) o ar seco predomine e as temperaturas podem ultrapassar os 40 °C no sertão do Piauí


As cidades com o maior grau de temperatura já assinalado em todo o Brasil, foram Esperantina, Gilbués e Oeiras registraram as maiores temperaturas do país nesta quarta-feira (4). Segundo o site Clima Tempo, Esperantina registrou a temperatura mais alta de 40,6°C seguida por Gilbués que resgistrou 40,2°C e Oeiras que registrou 40°C.

Dados apontam que desde o inicio de outubro, as maiores temperaturas no Brasil estão sendo observadas em estados do Nordeste. Nos últimos dias, o calor intenso de 40°C ou mais vem sendo observado no interior do Piauí, do Maranhão e da Bahia.

Piauí calor 2
Segundo site clima tempo as temperaturas podem voltar a ultrapassar os 40 °C. Foto: Reprodução Internet 

A explicação é que uma massa de ar seco predomina sobre a maior parte da Região e dificulta a formação de nuvens de chuva. Com pouca ou quase nenhuma nuvem no céu e o calor intenso as temperaturas aumentam em grandes proporções, o que é normal para a época do ano. Para a meteorologista Josélia Pegorim, o Nordeste fica ainda mais quente no começo da primavera por causa da falta de chuva e da nebulosidade.

No Piauí como já é tradicional esse período, foi denominado de B-R-O bró. A previsão é de que nesta sexta-feira (6) o ar seco ainda predomine sobre quase toda a região e as temperaturas podem voltar a ultrapassar os 40 °C no sertão do Piauí.

A capital do Piauí é famosa em virtude do seu calor intenso, especialmente na época “B-R-O Bró”, ganhou esse apelido por causa da terminação dos nomes dos meses – setembro, outubro, novembro e dezembro. Teresina já ganhou título de “Capital do calor”, é comum nessa época do ano as pessoas andarem protegidas de guarda-chuva, popularmente chamada “sombrinha”. Para esse período tão quente, onde a umidade do ar está baixa é recomendado ingerir muito líquido, frutas com bastante água e exagerar no protetor solar.

*Com informações: Rede Piauí de Notícias




Deixe seu comentário: