Tecnologia e Inovação Por: Redação Rede Piauí Repórter 30 Set 2019 12:43 Rede Piauí de Notícias

Novo aplicativo permite acompanhar e contestar multas em Teresina

O aplicativo Teresinense Digital já está disponível para as plataformas Android e iOS.


A Prefeitura de Teresina já disponibilizou, nas plataformas Android e iOS, o aplicativo Teresinense Digital, ferramenta que oferece a opção de consultar e contestar multas de trânsito expedidas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). Ainda este ano, outros serviços serão colocados à disposição para os moradores, evitando que se desloquem até a sede dos órgãos.

“Queremos garantir o máximo de transparência na fiscalização de trânsito, por isso escolhemos esse processo para começar”, ressalta o presidente da Prodater (Empresa Teresinense de Processamento de Dados), Eduardo Aguiar. “O motorista pode verificar sua situação legal junto à Strans e entrar com recurso para recorrer às infrações”.

Para utilizar o serviço é necessário baixar o aplicativo e cadastrar seus dados e do seu veículo, tendo acesso às informações detalhadas sobre as multas, inclusive imagens em alta resolução da ocorrência. Além disso, é informado o prazo que o usuário tem para entrar com o recurso.

“A contestação da multa é muito simples: basta que o cidadão envie uma foto da carteira de motorista e do documento do carro, que podem ser tiradas com o próprio celular, e digitar sua justificativa. Aí é só clicar no botão de cadastrar o recurso. Caso queira adicionar mais informações ou algo que comprove sua justificativa, o usuário pode anexar fotos e documentos”, explica Eduardo.

Outra facilidade é que o cidadão pode entrar com o recurso a qualquer momento, independente do horário de funcionamento da Strans, pois no aplicativo a opção está disponível 24 horas por dia, até nos finais de semana, enquanto durar o prazo do recurso.

Eduardo informa que mais serviços municipais estarão disponíveis no Aplicativo Teresinense Digital ainda este ano, como solicitação de limpeza e poda de árvores. “Tivemos uma reunião com os superintendentes das SDUs e iniciamos um levantamento de quais serviços vamos colocar no aplicativo. É uma orientação do prefeito Firmino Filho que a Prodater utilize a tecnologia para facilitar o acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura, conseguindo assim a desburocratização dos processos”, comenta.

O presidente da Prodater diz ainda que o Teresinense Digital não é apenas um aplicativo, e sim um projeto de tecnologia da Prefeitura de Teresina. “Esse projeto envolve o aplicativo, a implantação do processo eletrônico, a instalação de serviços de internet gratuita em locais públicos como praças e terminais de ônibus, enfim, uma série de facilidades para o teresinense”, finaliza.

aplicativo teresinense digitalNovo aplicativo permite acompanhar e contestar multas em Teresina. (Divulgação/PMT)



Deixe seu comentário: