Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 12 Set 2019 11:01 Rede Piauí de Notícias

Orquestra Sinfônica de Teresina se apresenta no Palácio da Música nesta quinta (12)

Apresentação faz parte da Quinta Sinfônica, concertos totalmente eruditos realizados às segundas quintas-feiras de cada mês, sempre às 20h e com entrada gratuita.


A edição de setembro do projeto Quinta Sinfônica, da Orquestra Sinfônica de Teresina, apresenta a Sinfonia nº 25 de Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto será nesta quinta-feira (12), às 20h, no Palácio da Música, sob regência do maestro Aurélio Melo. A entrada é gratuita.

Mozart compôs a Sinfonia nº 25 aos 17 anos de idade. Nada estranho para alguém cuja primeira composição foi aos cinco. Em sua adolescência, foi também influenciado pelo romantismo que se instaurava na Europa do século XVIII. E a sinfonia nº 25 foi a mais marcante desta fase da sua vida, em tonalidade menor, o que reforça o sentimento pessimista, além de possuir características como saltos e efeitos dramáticos, grandes contrastes dinâmicos e temas angulosos. É a primeira sinfonia do filme “Amadeus”, que retrata a vida do compositor.

Mozart nasceu na Áustria, mestre do Classicismo, estilo oposto ao da composição apresentada nesta edição da Quinta Sinfônica. Considerado um dos músicos mais influentes e destacados da história, faleceu aos 35 anos de idade, muito jovem, mas com uma carreira já bastante consolidada. Aos quatro anos, tocava clavicórdio e compunha pequenas obras de dificuldade considerável. Aos seis, tocava com destreza o clavecino e o violino. Também podia ler partituras à primeira vista, tinha ótima memória e uma incrível capacidade de improvisar frases musicais.

A Quinta Sinfônica são concertos totalmente eruditos realizados às segundas quintas-feiras de cada mês, no Palácio da Música, sempre às 20h, com entrada gratuita.

A OST é mantida pela Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina e Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC). Desde a sua criação, em 1993, a Orquestra se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de grandes compositores populares para a grandiosidade do som sinfônico, com a finalidade de desenvolver um trabalho artístico-educacional, promovendo apresentações em teatros, colégios e praças.

orquestra sinfônica de TeresinaOrquestra Sinfônica de Teresina se apresenta no Palácio da Música nesta quinta (12). (Foto: OST/Divulgação)



Deixe seu comentário: